Marinha da Romênia deverá receber dois helicópteros Airbus H215M. A Marinha da Romênia deverá receber dois helicópteros Airbus H215M configurados para missões de guerra anti-superfície (ASuW) e guerra antissubmarino (ASW). A aquisição foi revelada em 19/01, através de uma notificação publicada pela União Europeia (UE).
O negócio tem o valor aproximado de US$ 180 milhões e está sendo realizado através da Industria Aeronautică Romană (IAR), empresa nacional que atua como principal contratante do Ministério da Defesa romeno para a aquisição das aeronaves. A compra dos helicópteros ainda não foi finalizada.
Procurada por Jane Defense, a Airbus confirmou o negócio: “Podemos confirmar que o nosso parceiro IAR assinou um contrato com a Marinha Romena para o H215M, mas ainda não assinamos o contrato com a o IAR. As negociações estão em andamento.”
A confirmação da venda ocorreu cerca de 15 meses depois que o Ministério da Defesa da Romênia ter enviado uma solicitação de aprovação da compra ao parlamento nacional em outubro de 2022. Nenhum cronograma de entrega das aeronaves também foi divulgado pela fabricante dos helicópteros ou pela UE.
O Airbus H215M é um moderno helicóptero militar multifuncional bimotor de médio porte, cuja origem é a renomada família Aérospatiale SA330 Puma. O H215M pode transportar uma variedade de armas, incluindo canhões de 20 mm montados em pods, lançadores de foguetes de 68 mm e metralhadoras laterais. Em sua configuração naval, o H215M pode ser armado com mísseis AM 39 Exocet, sonares de profundidade e torpedos.
A Marinha Romena atualmente opera três helicópteros navais IAR/AS330 Puma, reunidos na Flotilha 56, cuja sede é a Base de Helicópteros de Tuzla, sudeste do país.
@FFO