USAF realiza primeira edição do exercício “Bamboo Eagle”. A USAF deu início em 26/01 à primeira edição do exercício “Bamboo Eagle” que envolve missões de treinamento em múltiplos domínios, incluindo elementos de Agile Combat Employment. O Red Flag 24-1 serviu como preparação operacional para este amplo Exercício multidomínio que se estenderá por oito dias.
“O Bamboo Eagle foi projetado para fornecer treinamento avançado em um cenário desagregado e de múltiplos domínios, a fim de sustentar e fortalecer a capacidade da força conjunta e de coalizão de prevalecer no conflito quando necessário”, disse o Major-General Case Cunningham, Comandante do Centro de Guerra da Força Aérea na Base Aérea de Nellis (USAFWC).
Além de combates ar-ar e ar-solo, o Bamboo Eagle adiciona treinamento simulado com elementos de guerra antinavio em cenários reais e virtuais, bem como princípios de emprego e logística de Agile Combat Employment, que normalmente não fazem parte do Red Flag.
Este inédito exercício inclui avaliações operacionais em tempo real, com o objetivo de desenvolver táticas avançadas de combate e otimizar as capacidades dos aviadores para operações conjuntas em todos os domínios.
O Bamboo Eagle envolve a participação direta de mais de 3.000 militares americanos e outros 300 da Royal Air Force (RAF) e da Força Aérea Real Australiana (RAAF). Mais 150 aeronaves da USAF, dos Fuzileiros Navais (USMC), da RAF e da RAAF (F-35A Lightning II) estão participando das missões. Muitas Unidades migraram diretamente do Red Flag 24-1 para o Bamboo Eagle, incluindo:
USAF
– B-2 Spirit (bombardeiro)
– F-22 Raptor (caça)
– F-15E Eagle (caça)
– F-16 Fightning Falcon (caça)
– C-130 Hércules (transporte)
– C-17 Globemaster III (transporte)
– KC-135 Stratotanker (reabastecimento)
– KC-46 Pegasus (reabastecimento)
– EC-130 (guerra eletrônica)
– HC-130 Combat King (apoio aéreo)
– HH-60 Pave Hawk (resgate em combate)
USMC/US Navy
– F-35B Ligthning II (caça)
– MQ-9 Reapers (drone de combate)
– EA-18 Growler (guerra eletrônica)
RAF
– A330 MRTT Voyager (reabastecimento)
RAAF
– F-35A Ligthning II (caça)
As operações do Bamboo Eagle estão sendo coordenadas pelo Elemento de Força de Comando e Controle da 3ª Ala Aérea Expedicionária, composta por elementos da 3ª Ala Aérea e da 673ª Ala Aérea da Base Aérea da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca. Vários tipos de aeronaves estão sendo implantadas em diversos locais diferentes como Estação Aérea Naval (NAS) North Island, Base Aérea de Beale, Travis e Edwards, Quartel de Camp Pendleton, entre outros.
Fonte: USAF