Alemanha e República Tcheca planejam cooperação com F-35A. Os comandantes das forças aéreas da República Tcheca (CzAF) e da Alemanha (Luftwaffe) discutiram o planejamento de futuras operações e treinamento conjunto relacionado com a introdução de aeronaves Lockheed Martin F-35.
Os governos de ambos os países Aliados aprovaram a compra do caça americano de quinta geração em suas forças aéreas. Isto não só contribuirá para reforçar as capacidades defensivas de ambos os países, mas também para uma melhor coordenação e eficácia das operações internacionais.
Um ponto-chave de discussão entre o Chefe da Luftwaffe, Tenente General Ingo Gerhartz, e o seu homólogo da CzAF, Major General Petr Čepelka, foi a estratégia de treino conjunto, que minimizará custos e maximizará a operacionalidade.
“Isto contribuirá não só para reforçar as capacidades defensivas de ambos os países, mas também para uma melhor coordenação e eficácia das operações internacionais”, observou o General Čepelka. “Este investimento em forças aéreas modernas é uma prova da determinação de ambos os países em manter uma região segura e estável”, enfatizou.
Na Força Aérea Tcheca, os jatos de quinta geração estão programados para chegar no início da próxima década. Na Luftwaffe em meados de 2030.
Conforme o Comandante da Luftwaffe, a abordagem conjunta para a introdução de aeronaves F-35 cria não só uma forte aliança entre a Alemanha e a República Tcheca, mas também um passo importante para o futuro desenvolvimento das forças aéreas na Europa.
A Alemanha será um país parceiro especial na 24ª Jornada da OTAN e na 14ª Jornada da CzAF deste ano. “Este conceito oferece uma apresentação única do país selecionado, que pode mostrar de forma extraordinária as suas forças armadas, forças de segurança, bem como produtos de empresas que operam na indústria de defesa e segurança”, observou o General Čepelka.
Os generais também discutiram as possibilidades de cooperação no abrangente projeto europeu de defesa aérea denominado European Sky Shield Initiative (ESSI) e planos para exercícios conjuntos em 2024 e 2025, e o início dos preparativos para o pessoal tcheco para o Componente Conjunto da Força Aérea (JFAC) em 2027.
@CAS