República Tcheca assina acordo para compra de 24 caças F-35A. A Ministra da Defesa da República Tcheca, Jana Černochová, e o Embaixador dos Estados Unidos, Bijan Sabet, assinaram hoje (29/01), um acordo entre os seus governos envolvendo a aquisição de 24 caças multifuncionais F-35A Lightning II para equipar e modernizar a Força Aérea Tcheca (CzAF).
A carta de oferta e aceitação firmada hoje é a última etapa antes da assinatura do contrato entre os governos, informou o Ministério da Defesa tcheco. Esta é a aquisição mais significativa na história das Forças Armadas Checas, em um negócio avaliado em cerca de US$ 6,6 bilhões. Serão aproximadamente US$ 5 bilhões para cobrir a compra dos caças, formação de pilotos e técnicos e aquisição de armamentos, enquanto o restante será utilizado para modernizar as instalações da Base Aérea de Caslav, que receberá os modernos F-35A.
Os 24 novos Lockheed Martin F-35A substituirão a atual frota de 14 caças Saab JAS39 Gripen C/D alugados da Suécia, e que compõem a primeira linha de defesa aérea da República Tcheca. O cronograma prevê que os F-35A sejam recebidos pela CzAF entre 2031 e 2035, quando os Gripen deverão ser entregues para a Suécia.
De acordo com o Ministério da Defesa tcheco, um Plano de Implementação abrangente está sendo preparado com o objetivo de definir o método de introdução do caça de quinta geração no ambiente da CzAF. O estudo envolve pessoal, treinamento, infraestrutura, logística, manutenção e serviços diversos, possibilitando uma transição suave para os novos caças.
Além da compra dos caças, o projeto também envolve uma cooperação industrial entre empresas dos EUA e da República Tcheca. A Lockheed Martin e a Pratt & Whitney já assinaram acordos de cooperação com empresas e universidades tchecas, com o objetivo de desenvolver processos de produção de componentes, formação de pilotos e manutenção de aeronaves no país. A expectativa é que a República Tcheca abrigue pelo menos um centro de formação de pilotos de F-35 da Europa.
Gradualmente o Lightning II se torna o caça multifuncional padrão dos operadores europeus, especialmente entre os aliados da OTAN. Os números aumentam regularmente, e superam as 500 unidades: Finlândia (64 caças encomendados), Alemanha (35), Itália (60 F-35A e 30 F-35B), Holanda (52), Noruega (52), Polônia (32), Suíça (36) , Reino Unido (60-80 F-35B), além da Bélgica (34 planejados), da Dinamarca (27 planejados) e da Grécia (planejando até 40 unidades).
A opção da República Tcheca pelos F-35 está diretamente alinhada com as capacidades e interoperabilidades com os seus parceiros da OTAN. Este aspecto é crucial para os esforços colaborativos de defesa e de segurança regional.
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Checas, Tenente General Karel Řehka, afirmou que “o F-35 é uma solução preparada para o futuro, que se tornará a garantia de uma defesa eficaz contra potenciais ameaças e agressões externas”.
@FFO