GA-ASI Gray Eagle 25M voa pela primeira vez. A General Atomics (GA-ASI) conduziu o primeiro voo do UAS Gray Eagle 25M (GE-25M) em suas instalações de voo em El Mirage, Califórnia, em 5 de dezembro de 2023.
O primeiro vôo marca um marco significativo no programa de modernização do Gray Eagle, à medida que o US Army continua a desenvolver os GE-25M com capacidade para Operações Multi-Domínio (MDO) para as unidades operacionais do Exército e da unidades da Guarda Nacional.
O voo segue a concessão de um contrato indefinido em 1º de dezembro de 2023, não excedendo US$ 389 milhões para a aeronave de teste representativa de produção Gray Eagle 25M. Espera-se que o GE-25M esteja em serviço no Exército na década de 2050.
O primeiro voo do Gray Eagle 25M concentrou-se em operações críticas de voo, incluindo o teste do computador de voo aprimorado, com 5X mais capacidade de processamento e 80X mais armazenamento de dados (com 10X mais RAM) para maior poder computacional, que também permite atender à demanda por maior automação e autonomia.
O voo testou o novo motor HFE 2.0 e os sistemas de geração de energia da aeronave. Projetado em cooperação com o Gerente de Projeto Endurance Uncrewed Aircraft Systems (PM EUAS), o novo projeto do motor, da caixa de câmbio e do gerador diminui as principais ações de manutenção e elimina praticamente a necessidade de revisão.
“Em um ambiente MDO, os soldados precisam que a aeronave opere com maior confiabilidade, juntamente com tripulação e equipamentos reduzidos, e é por isso que o GE-25M reduz significativamente a manutenção necessária na aeronave”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander.
Os geradores mais potentes do GE-25M combinados com aviônicos avançados permitem que a aeronave funcione como um ‘caminhão’ de operações multidomínio com a capacidade de utilizar uma variedade de sensores avançados de multiinteligência, efeitos de lançamento e pods de guerra eletrônica.
A GA-ASI fez parceria com a PM EUAS para fornecer uma arquitetura aberta de propriedade e controle governamental que permitirá recursos plug and play, garantindo que a plataforma possa se adaptar às mudanças nas ameaças no futuro.
O GE-25M incorpora aeronaves e sistemas terrestres de arquitetura aberta, datalinks avançados e um sistema de propulsão atualizado, melhorando significativamente a capacidade de adicionar novas capacidades, fornecer resiliência a ameaças eletrônicas e fornecer emprego expedicionário em locais austeros.
(GA-ASI), uma afiliada da General Atomics, é uma designer e fabricante líder de sistemas RPA comprovados e confiáveis, radares e sistemas eletro-ópticas e de missão relacionados, incluindo a série Predator® RPA e o radar multimodo Lynx®.
Com mais de oito milhões de horas de voo, a GA-ASI fornece aeronaves de longa duração e com capacidade de missão, com sensores integrados e sistemas de link de dados necessários para fornecer consciência situacional persistente. A empresa também produz uma variedade de softwares de controle de sensores/análise de imagens, oferece treinamento de pilotos e serviços de suporte e desenvolve antenas de metamateriais.
@CAS