UK sugere uma troca com a Alemanha para auxiliar a Ucrânia. A Alemanha está considerando uma proposta do Reino Unido para um troca-troca de mísseis de cruzeiro, que poderia potencialmente beneficiar à Ucrânia na escalada do conflito com a Rússia.
Kiev tem instado Berlim a fornecer os seus mísseis de cruzeiro Taurus KEPD 350, — fabricado pela MBDA Deutschland GmbH (anteriormente LFK) e Saab Bofors Dynamics, que têm um grande alcance capaz atingir alvos mais profundos no território ocupado pela Rússia do que as armas que a Alemanha forneceu até agora. No entanto, o governo alemão tem estado hesitante, temendo que tal medida pudesse provocar uma resposta mais ampla da Rússia.
Esta resposta vem de dados de inteligência que a Rússia estaria se organizado para continuar sua escalada, logo após dominar a Ucrânia, seguindo para a retomada da antiga URSS, entre eles Lituânia, Polônia e parte da Alemanha.
De acordo com uma reportagem do jornal alemão Handelsblatt, que citou fontes governamentais e diplomáticas, o governo britânico sugeriu que poderia exportar mísseis de cruzeiro MBDA Storm Shadow para a Ucrânia, em troca de receber os mísseis alemães Taurus.
O relatório afirma que o gabinete do chanceler alemão, Olaf Scholz, analisa atualmente a proposta e uma pessoa familiarizada com as negociações acredita que poderá encontrar apoio em Berlim. O governo alemão recusou-se a comentar o relatório, mas um porta-voz do Ministério da Defesa britânico disse que o Reino Unido e os seus parceiros, incluindo a Alemanha, continuam a trabalhar em conjunto para fornecer à Ucrânia o melhor equipamento possível para defender o seu território. Eles seriam usados pelos Su-24M Fencer.
A proposta surge num momento em que os países ocidentais estão sob crescente pressão para fornecer à Ucrânia armas mais avançadas para ajudá-la a combater a ofensiva da Rússia na região oriental de Donbass. No entanto, também existem preocupações de que o fornecimento de armas à Ucrânia que possam atingir alvos no interior da Rússia leve a uma escalada do conflito.
O potencial acordo de troca de mísseis poderia ser uma forma de a Alemanha abordar estas preocupações, ao mesmo tempo que fornece à Ucrânia armas mais poderosas. Os mísseis Storm Shadow têm alcance menor que os mísseis Taurus e não foram projetados para atingir alvos na Rússia.
No entanto, não está claro se a Rússia encararia a troca como uma forma de acalmar o conflito. Alguns especialistas acreditam que Moscou consideraria provavelmente qualquer fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia como uma provocação, independentemente do tipo específico de arma.
É provável que o governo alemão pondere cuidadosamente os riscos e benefícios potenciais da proposta de troca antes de decidir. A decisão poderá ter um impacto significativo no curso da guerra na Ucrânia.
@CAS