F-35A da RNLAF na vigilância do espaço aéreo do Benelux. A partir de 25/1, um F-35 e um F-16 da Royal Netherlands Air Force (RNLAF) estão de prontidão para a vigilância e proteção do espaço aéreo da Bélgica, Holanda e do Luxemburgo (Benelux). O Alerta de Reação Rápida (QRA) é realizado sucessivamente pela Holanda e pela Bélgica. A Holanda assumirá a tarefa até 9 de maio, pela primeira vez, usando o Lockheed Martin F-35A.
Existem dois caças permanentemente prontos para responderem ao QRA. Ao ser acionado, a aeronave decola em poucos minutos para interceptar uma aeronave não identificada no espaço aéreo do Benelux. Esta tarefa é realizada na Holanda sob o controle da Estação de Controle de Operações Aéreas em Nieuw Milligen (AOCS NM). Quando os controladores de combate percebem uma aeronave que não está na sua rota, fazendo contato por rádio ou não é identificada, o QRA é alertado para interceptar a aeronave.
Os F-35 estão estacionados nas bases aéreas de Leeuwarden e Volkel. Responder adequadamente às violações do espaço aéreo do Benelux é uma das principais tarefas da RNLAF. Na Bélgica, o QRA é implantado sob a responsabilidade do Centro de Controle e Relatórios (CRC) em Beauvechain. Os aviões de combate belgas estão em Kleine-Brogel e Florennes.
@CAS