Acidente com C-160 Transall da Força aérea Turca. Um bimotor C-160D Transall da Força Aérea Turca (TuAF) realizou um pouso de emergência nesta quinta-feira (25/01) em Kayseri, região central do país. Todos os tripulantes saíram ilesos.
De acordo com as informações disponíveis, o Transall, matrícula 69-036, pertencente ao 221º Esquadrão de Transporte – “Esquadrão Breeze”, teve problemas logo após decolar da Base Aérea de Kayseri, onde fica a sede do 12º Comando de Transporte Aéreo.
Imagens gravadas por uma testemunha mostra a aeronave voando muito baixo, com trens de pouso recolhidos e cruzando sobre uma avenida bastante movimentada. No vídeo percebe-se que – aparentemente – o Transall estava com apenas um motor em pleno funcionamento e com dificuldades para ganhar altura. Após um curto voo de poucos minutos, onde os pilotos claramente lutaram para retornar ao aeroporto, o C-160D pousou em emergência com sucesso.
Em comunicado, o Ministério da Defesa turco confirmou a situação da aeronave e de seus tripulantes: “Nossa aeronave sofreu pequenos danos e a saúde dos pilotos e tripulantes é boa.”
Desde que a França e a Alemanha aposentaram os seus C-160, a Força Aérea da Turquia é a última operadora militar do Transall no mundo. Segundo as informações não oficiais, apenas dois C-160 estariam ativos na frota da TUAF, sendo um deles o o próprio 69-036, usado como plataforma de Coleta Eletrônica e Inteligências de Sinais (ELINT/SIGINT) e designado C-160T “Gören-1″.
Conheça um pouco sobre a história do bimotor franco-alemão C-160 Transall clicando aqui.
@FFO