Atraso no TR-3 reduzirá entregas de F-35 pelo 2º ano consecutivo. A Lockheed Martin informou que a atualização do Technology Refresh-3 (TR-3), prevista para o fim do ano passado, e adiada para abril deste ano, foi novamente adiada para o terceiro trimestre de 2024.
O resultado disto é que o Pentágono receberá, novamente, menos F-35 este ano do que era previsto, porque o software — que já está atrasado, não estará pronto antes do terceiro trimestre de 2024. A informação foi confirmada pelo fabricante no dia 23/01.
A empresa entregará apenas entre 75 a 100 este ano, a maioria no segundo semestre, disse o CEO James Taiclet aos investidores, durante uma teleconferência de resultados. Isso está abaixo da faixa de 147 a 153 anunciada há apenas três semanas, e provavelmente ficará abaixo ainda menos do que os 96 entregues no ano passado, cuja meta era similar a de 2024.
O problema está no software TR-3, parte essencial das melhorias do Bloco 4. “Estamos dedicando tempo e atenção para acertar essa inserção tecnológica na primeira vez, porque valerá a pena”, disse Taiclet. Os atrasos afetarão todas as versões do F-35 e não só os clientes americanos (USN/USMC/USAF), como aliados.
@CAS