Eurofighter Typhoon da Luftwaffe com Brimstone. A Força Aérea Alemã (Luftwaffe) equipará seus Eurofighter Typhoon com mísseis guiados antitanque MBDA Brimstone. O plano de aquisição, delineado pelas autoridades de defesa da Alemanha, inclui a aquisição de 274 mísseis Brimstone.
O Brimstone, conhecido pela sua precisão e eficácia na guerra antitanque, irá elevar a capacidade ofensiva da Força Aérea Alemã contra alvos de superfície. O contrato iminente para a aquisição de mísseis Brimstone deverá ser finalizado no segundo trimestre deste ano.
Brimstone é um míssil de ataque terrestre lançado pelo ar ou terrestre desenvolvido pela MBDA UK para a Royal Air Force (RAF). Ele foi originalmente planejado para ser do tipo “dispare e esqueça”, usando um buscador de radar ativo de onda milimétrica (mmW) para garantir precisão mesmo contra alvos em movimento.
Brimstone tem uma ogiva total de 6,3 kg (14 lb), dividida em uma ogiva inicial menor em torno de 100 g (0,22 lb), projetada para furar a blindagem, seguida por uma carga maior de 6,2 kg (14 lb), projetada para penetrar a estrutura.
Estima-se que o Brimstone seria várias vezes mais eficaz que o AGM-65G Maverick contra tanques modernos e 20 vezes mais eficaz que a bomba coletiva BL755. Em combate, Brimstone demonstrou precisão e confiabilidade “ambas bem acima de 90%”, conforme o Ministério da Defesa Britânico.
Cada sistema de lançamento carrega três mísseis sobre trilhos. Isto permite que uma única aeronave carregue inúmeros mísseis; por exemplo, o Typhoon poderia transportar até seis sistemas de lançamento, dando uma carga útil máxima de 18 mísseis Brimstone, além de uma carga útil ar-ar. Inicialmente o Brimstone foi integrado aos Tornados GR4 da RAF.
Em fevereiro de 2014, o Escritório Nacional de Auditoria alertou sobre uma possível lacuna de capacidade nos planos existentes para adaptar o Brimstone ao Typhoon em 2021, dois anos após a aposentadoria do Tornado; em junho de 2014, o MoD UK anunciou um estudo para acelerar isso até 2018 e analisar um lançador comum que também poderia lançar o SPEAR Cap 3. A MBDA disparou rodadas de teste de um drone MQ-9 Reaper e está estudando o uso de Brimstone em helicópteros de ataque e de lançadores de superfície.
O Brimstone consegue determinar onde em um alvo causará o melhor impacto, causando mais danos. O pacote de sensores avançados do míssil inclui seu radar de ondas milimétricas de frequência extremamente alta, que permite que a arma obtenha imagens do alvo e, portanto, escolha um local para o alvo.
Com até vinte e quatro mísseis no ar, o sistema de mira do míssil também exigia um algoritmo para garantir que os mísseis atingissem seus alvos em uma ordem escalonada, em vez de todos simultaneamente. Estimasse que o novo míssil da Luftwaffe esteja em serviço em 2025.
@CAS