Boeing atualizará aviônicos e armas do P-8 Poseidon. As modernizações aviônicas permitirão que a aeronave carregue o míssil anti-navio AGM-84 Harpoon Block II+ e o datalink Link 16, bem como comunicações atualizadas e seguras.
A US Navy solicitou à Boeing Co. no último dia 17/01, que forneça kits de atualização para 10 aeronaves de vigilância e patrulha marítima P-8A Poseidon em um pedido de US$ 102,7 milhões anunciado na quarta-feira.
O pedido, feito especificamente pelo Naval Air Systems Command at Patuxent River Naval Air Station, Maryland, refere-se a kits Increment 3 – retrofit A para 10 P-8A. O pedido inclui ainda três instalações do kit A em aeronaves P-8, a serem feitas em Jacksonville.
O incremento 3 do Poseidon concentra-se na arquitetura eletrônica de sistemas abertos prontos para comunicações em rede e a integração de novas armas habilitadas. Ele faz parte do plano da Marinha para substituir sua frota de aeronaves turboélice de patrulha marítima P-3 Orion pelo Poseidon.
Os kits de retrofit A do Increment 3 do P-8 permitirá que a aeronave carregue o míssil anti-navio Boeing AGM-84 Harpoon Block II+ e o datalink Link 16, bem como atualizações de comunicações seguras.
O plano é que todos os P-8A já em serviço sejam gradualmente modernizados para o padrão Increment 3. Espera-se que o P-8A tenha um software completamente atualizado até 2030. Neste pedido, a Boeing fará o trabalho em Jacksonville, Flórida, St. Louis e Mesa, Arizona, e deverá ser concluído em novembro de 2026.
@CAS