Unidade F-35A da Noruega treina operações dispersas. A Força Aérea Real da Noruega (RoNAF) está realizando treinamentos em vários locais do país com seus caças F-35A Lightning II, o que inclui pousos em aeroportos civis como Sola. Essas operações dispersas visam manter a preparação das Unidades para uma eventual necessidade em caso de escalada de uma situação crítica.
“Estamos aplicando o nosso conceito de dispersão, e isto significa que podemos operar outros aeroportos além da Base Aérea de Ørland. Sola é justamente um desses locais que também possui uma pequena estrutura militar, que o torna naturalmente utilizável”, disse o Coronel Martin “Tintin” Tesli, Comandante da 132ª Ala Aérea.
O objetivo desta operação é dificultar que eventuais inimigos localizem e neutralizem as aeronaves, e para isso as Alas da RoNAF necessitam de pistas e locais alternativos para operações, o que inclui desde aeroportos civis até rodovias.
Durante o ano passado, os F-35A da RoNAF realizaram várias operações semelhantes no país e na região, o que incluiu os primeiros pousos na Suécia e uma operação “rodopista” nas estradas da Finlândia (saiba mais).
@FFO