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Radar AESA ECRS Mk2 foi instalado no Eurofighter Typhoon

20 de janeiro de 2024
Radar AESA ECRS Mk2 foi instalado no Eurofighter Typhoon. Foto: Leonardo.
Radar AESA ECRS Mk2 foi instalado no Eurofighter Typhoon. Foto: Leonardo.

Radar AESA ECRS Mk2 foi instalado no Eurofighter Typhoon. O radar de próxima geração que será usado pelos futuros pilotos do RAF Typhoon foi instalado em uma aeronave antes dos testes de voo. Este radar AESA de próxima geração será usado pelos futuros pilotos de Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF).

O European Common Radar System (ECRS) Mark 2 está sendo desenvolvido pela Leonardo e integrado ao Typhoon pela BAE Systems. Ele apresenta um inovador conjunto multifuncional (MFA) que pode executar funções de radar tradicionais, como busca e direcionamento, bem como tarefas de guerra eletrônica. Isto significa que o Eurofighter Typhoon conseguirá localizar e negar o uso do radar de um adversário com um poderoso ataque de interferência eletrônica, enquanto permanece fora do alcance das ameaças.

Radar ECRS Mk2 começa a ser testado para emprego nos Typhoon da RAF (Foto: Leonardo).
Radar ECRS Mk2 começa a ser testado para emprego nos Typhoon da RAF (Foto: Leonardo).

Um protótipo do radar passou por testes em solo em uma instalação de teste exclusiva nas instalações da BAE Systems, em Warton, Lancashire, nos últimos meses, antes de ser instalado no BS116, uma aeronave de teste e avaliação do Reino Unido, pelos engenheiros da BAE Systems e da Leonardo UK.

Ross Wilson, vice-presidente de engenharia, radar e direcionamento avançado da Leonardo UK, disse: “Paralelamente ao trabalho de integração no sistema protótipo à medida que se aproxima dos testes de voo, o projeto de produção do ECRS Mk2 também tem progredido rapidamente. As unidades de processador, receptor e fonte de alimentação e controle da antena do radar foram reprojetadas para melhorar ainda mais a capacidade, capacidade e desempenho do sistema Mk2 em alinhamento com a nova antena e capacidade de guerra eletrônica. Todos esses projetos de produção passaram pelas fases críticas de revisão do projeto, mantendo o programa de produção no cronograma”.

Radar AESA ECRS Mk2 foi instalado no Eurofighter Typhoon. Integração ao Typhoon BS116 do ECRS Mk2. Foto: Leonardo.
Radar AESA ECRS Mk2 foi instalado no Eurofighter Typhoon. Integração ao Typhoon BS116 do ECRS Mk2. Foto: Leonardo.

Andy Holden, Diretor de Entrega de Radar do setor Aéreo da BAE Systems, disse: “Equipar a aeronave com este protótipo de radar nos aproxima um passo mais do fornecimento de uma nova capacidade que garante o papel do Typhoon como a espinha dorsal da defesa aérea de combate nas próximas décadas. Esperamos que este ano realizemos testes de voo do radar, o que nos permitirá validar os resultados dos testes terrestres que realizamos em nossa Instalação de Testes Integrada (ITF), a única instalação desse tipo no Reino Unido. Os testes da ITF nos permitiram ‘voar’ o radar por centenas de horas sem a necessidade de colocar um jato no ar, garantindo que nosso programa de testes de voo fosse o mais eficiente possível e entregasse o que nossos clientes precisam”.

O radar passará agora por mais trabalhos de integração no hangar de montagem final do Typhoon em Warton, com planos de testá-lo em voo este ano.

Londres espera que os primeiros Typhoon FGR4 da RAF comecem a receber a integração do ECRS Mk2 no próximo ano. O Eurofighter Typhoon é o carro-chefe da RAF. Ao integrar o ECRS Mk2, a Royal Air Force será capaz de realizar uma supressão muito mais forte e bloquear os sistemas de defesa aérea inimigos. Por último, mas não menos importante, o novo radar aumentará significativamente a capacidade ofensiva além do alcance visual (BRV).

Radar ECRS Mk2 começa a ser testado para emprego nos Typhoon da RAF (Foto: Leonardo).
Radar ECRS Mk2 começa a ser testado para emprego nos Typhoon da RAF (Foto: Leonardo).

 Seu desenvolvimento totalizou quase 2,35 bilhões de libras esterlinas. Este radar faz parte do programa de atualização do Typhoon, também conhecido como Fase 4. Essa atualização afetou não apenas a Grã-Bretanha, mas também a Alemanha, Espanha e Itália.

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Fonte: Leonardo.

@CAS

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