Northrop Grumman fornecerá os pods LAIRCM para os KC-135 da USAF. A Northrop Grumman Systems Corp., sediada em Rolling Meadows, Illinois, recebeu um pedido de entrega com preço fixo firme de US$ 16.497.388 para os pods Large Aircraft Infrared Counter-Measure system (LAIRCM) de última geração para equipar as aeronaves de Boeing KC-135R Stratotanker.
Este esforço apoia a produção do pod LAIRCM para o avião-tanque de reabastecimento em voo/aeronave de transporte Boeing KC-135 Stratotanker. O trabalho será realizado em Rolling Meadows, Illinois, e deverá ser concluído até 23 de março de 2026. Este contrato foi uma aquisição de fonte única, onde os fundos vem da Guarda Nacional do ano fiscal de 2022 no valor de US$ 16.497.388. O Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea dos EUA, Base Aérea de Wright-Patterson, Ohio, é a atividade contratante.
O sistema LAIRCM da Geração 3, conhecido anteriormente como Guardian™, é um sistema de contramedidas infravermelhas que detecta, rastreia e bloqueia mísseis que se aproximam da aeronave. Ele incorpora sensores avançados de alerta de mísseis, um apontador/rastreador laser compacto e um processador em um único pod que pode ser facilmente transferido entre aeronaves para atender aos requisitos de missão.
Este sistema maduro aproveita a experiência de décadas da Northrop Grumman em contramedidas e não requer intervenção da tripulação aérea. As tripulações do KC-135 podem se concentrar em suas missões críticas de reabastecimento, evacuação aeromédica e carga, ao mesmo tempo, em que obtêm todos os benefícios de sobrevivência que o sistema LAIRCM oferece.
Sob essas encomendas, a Northrop Grumman está fornecendo atualizações, modificações e instalações do LAIRCM em uma ampla gama de aeronaves de asa fixa e rotativa dos EUA. Além disso, este contrato abrange plataformas operadas por clientes internacionais em todo o mundo. Os sistemas de contramedidas infravermelhas da Northrop Grumman foi instalado em mais de 1.800 plataformas de asa fixa e asas rotativas de mais de 80 tipos.
O Boeing KC-135 Stratotanker é um avião de reabastecimento aéreo, que foi desenvolvido a partir do protótipo Boeing 367–80, ao lado do avião comercial Boeing 707. Tem fuselagem mais estreita e é mais curto que o 707. A Boeing deu à aeronave a designação interna de Modelo 717. O KC-135 foi o primeiro avião-tanque de reabastecimento a jato da USAF e substituiu o KC-97.
O KC-135 entrou em serviço na USAF em 1957; é uma das nove aeronaves militares de asa fixa com mais de 60 anos de serviço contínuo com seu operador original. Estudos concluíram que muitas das aeronaves poderiam voar até 2030, embora os custos de manutenção tenham aumentado bastante. O KC-135 será parcialmente substituído pelo Boeing KC-46A Pegasus.
@CAS