Nova imagem do KJ-600 o futuro vetor AEW&C da Marinha Chinesa. Uma imagem de razoável qualidade do bimotor Xian KJ-600, futuro avião de Alerta e Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) para operações embarcadas da Marinha da China, foi recentemente divulgada nas redes sociais. Ela mostra a similaridade da nova aeronave chinesa com o americano Northrop Grumman E-2C/D Hawkeye.
Anunciado publicamente em 2017, o Xian KJ-600 visa suprir uma importante lacuna da Marinha Chinesa, cujos porta-aviões não possuem um vetor AEW&C de asas fixas embarcado, e dependem da proteção de aeronaves baseadas em terra ou de helicópteros com capacidade e alcance limitados. O primeiro voo do KJ-600 teria ocorrido em agosto de 2020 (saiba mais).
A China disputa com os Estados Unidos a hegemonia marítima na região do Pacífico, e para isso avança com o processo de comissionamento do “Fujian”, o seu terceiro porta-aviões. Atualmente a Marinha dos EUA detém o know-how das operações embarcadas com aeronaves de asas fixas AEW&C, e a chegada do KJ-600 será mais um passo de Pequim rumo às conquistas dos seus objetivos regionais.
Pouco se sabe sobre as capacidades do KJ-600, seus sensores e performance, mas analistas projetam que ele formará a futura e poderosa Ala Aérea Embarcada nos porta-aviões da Marinha Chinesa, ao lado de caças de superioridade aéreas J-15, jatos multifuncionais furtivos J-35 e de helicópteros ASW (Guerra Antissubmarino). Equipado com os mais modernos e poderosos sensores, o KJ-600 fornecerá a vigilância aérea expandida necessária para a proteção da força-tarefa chinesa.
@FFO