Ucrânia afirma ter derrubado um Beriev A-50 e um Ilyushin 22 da Rússia. O Comando Militar da Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (15/01), que teria derrubado ontem dois aviões de grande importância estratégica para as Forças Armadas da Rússia. As aeronaves seriam um Beriev A-50 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) e um Ilyushin Il-22 de Inteligência de Sinais (SIGINT), mas as perdas não foram confirmadas por Moscou.
Em seu site oficial, o Comando das Forças Armadas Ucranianas confirmou a neutralização dos dois aviões russos na região do Mar de Azov, situado entre a Ucrânia e a Rússia, ao norte da Península da Crimeia e do Mar Negro.
O Beriev A-50 tem capacidade de detectar alvos aéreos ou terrestre até 650 quilômetros de distância, enquanto o Il-22 realiza a monitoração de sinais eletrônicos e retransmite as informações para as tropas em solo. Ambos são ferramentas fundamentais para o gerenciamento de combate no campo de batalha da Ucrânia, e caso seja confirmado, este seria um importante golpe contra as forças militares russas.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um sistema de monitoração online de voos, onde dois alvos desaparecem sobre o Mar de Azov. Cabe lembrar que recentemente a Ucrânia recebeu sofisticados sistemas de defesa aérea dos seus aliados ocidentais.
Em março de 2023, um pequeno drone ucraniano pousou e detonou uma carga explosiva sobre o radar rotativo de um A-50 estacionado em uma base aérea da Belarus (saiba mais). Por outro lado, em junho do ano passado, guerrilheiros do Grupo Wagner derrubaram um Il-22 sobre a cidade russa de Rostov-on-Don (saiba mais).
Nas redes sociais do país, analistas de guerra disseram que o Il-22 foi apenas danificado e teria pousado com sucesso. Não há informação sobre o A-50. Estima-se que a Força Aérea Russa tenha cerca de nove Beriev A-50 codinome OTAN “Mainstay” e uma dúzia de Il-22 “Mute” em sua frota.
@FFO