MBDA Sea Ceptor para a Marinha Polonesa. A MBDA recebeu um contrato da Polônia para equipar as três novas fragatas da classe Miecznik da Marinha Polonesa com o sistema de defesa aérea naval Sea Ceptor, que protege as embarcações navais das modernas ameaças aéreas e de superfície, tais como os mísseis antinavio e embarcações de superfície não tripuladas.
O contrato se baseia em uma série de acordos estratégicos entre a MBDA e a Polônia em torno da família de mísseis de defesa aérea CAMM (Common Anti-air Modular Missile) da MBDA. A Polônia aproveitará a interoperabilidade do CAMM, projetado especificamente para os domínios terrestres e marítimos, utilizando seus estoques de mísseis CAMM já obtidos para equipar a classe Miecznik.
O CAMM será instalado de maneira eficiente a bordo com uma solução de quadpacking no Mk41 VLS (Sistema de Lançamento Vertical), permitindo uma carga alta e aumentando a capacidade de sobrevivência da plataforma.
A MBDA está trabalhando com a empresa polonesa PGZ, para criar uma capacidade soberana de mísseis na Polônia através do programa NAREW (aquisição de baterias de mísseis antiaéreos de curto alcance), apoiado por uma transferência sem precedentes de conhecimento e tecnologia da MBDA.
O contrato para as fragatas Miecznik demonstra ainda mais a relação estratégica entre a MBDA e a PGZ, que inclui também a colaboração em um futuro míssil CAMM de médio alcance, e a força da cooperação de defesa entre o Reino Unido e a Polônia.
Em todo o mundo, muitos militares optaram por confiar na família CAMM para defesa aérea naval e terrestre de última geração, incluindo a Polônia, como também o Reino Unido, Itália, Canadá, Brasil, e, mais recentemente, a Suécia.
Fonte: MBDA
@CAS