Tanzânia encomenda dois Leonardo C-27J Spartan. O Comando da Força Aérea da Tanzânia (TAF) confirmou a aquisição de duas aeronaves de transporte Leonardo C-27J Spartan. O contrato foi assinado em 09/01 pelo Ministro da Defesa e Serviços Nacional da Tanzânia, Stergomena Tax, e representantes do governo italiano e do grupo Leonardo.
O Comando da TAF planeja utilizar essas novas aeronaves multifuncionais em missões humanitárias, Busca e Salvamento (SAR), bem como no combate à incêndios florestais no Monte Kilimanjaro e na região.
Em sua versão básica, o bimotor Leonardo C-27J Spartan NG (Next Generation) está equipado avançados aviônicos no conceito “glass cockpit”, modernos sistemas de navegação e comunicação, entre outros. Tem uma capacidade de transporte para 11 toneladas de carga útil e alcance aproximado de 3.000 milhas náuticas (5.500 km).
O Spartan foi adquirido ou encomendado por mais de 15 operadores em diversos países do mundo, como Austrália, Bulgária, Chade, Grécia, Itália, Quênia, Lituânia, México, Marrocos, Peru, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos (US Coast Guard e AFSOC) e Zâmbia.
Os dois C-27J Spartans da TAF serão designados para o Esquadrão de Transporte sediado no setor militar do Aeroporto Internacional Julius Nyerere, da capital Dar Es-Salaam. Atualmente a Unidade opera dois Shaanxi Y-8, dois Harbin Y-12 Panda além de um número desconhecido de Cessna 402. A data de entrega dos novos C-27J não foi revelada.
Fonte: MD Itália
@FFO