Lockheed Martin entrega os 1ºs F-16 Block 70 à SLK AF. A Lockheed Martin informou em 10 de janeiro de 2024 que entregou os dois primeiros F-16C/D Block 70 à Força Aérea Eslovaca (SLK AF — Slovak Air Force).
Estas aeronaves avançadas representam não apenas um salto tecnológico, mas também um firme compromisso com o reforço da segurança nacional da Eslováquia. Esses jatos F-16 Block 70 foram fabricados na planta da empresa em Greenville, Carolina do Sul, sendo matriculados SLAF 1001 (F-16C) e 1101 (F-16D).
OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral do Integrated Fighter Group da Lockheed Martin, enfatizou a importância desta entrega: “A entrega dos dois primeiros jatos F-16 Block 70 para a Eslováquia significa um ponto de partida crucial para reforçar as capacidades defensivas do país. Estamos orgulhosos de fazer parte deste empreendimento e comprometidos em entregar um total de 14 jatos para a Eslováquia. A integração desta plataforma comprovada permitirá à Força Aérea Eslovaca salvaguardar eficazmente as suas fronteiras e estabelecer parcerias com aliados em toda a Europa, na NATO e no mundo. Estamos comprometidos com a nossa missão de promover a segurança do século XXI através de operações econômicas e parcerias estratégicas, garantindo a segurança e o bem-estar dos aliados americanos”.
O contrato assinado pela Eslováquia em dezembro de 2018, no valor de US$ 1,8 bilhão, inclui, além dos 14 caças, lotes de mísseis ar-ar de médio alcance Raytheon AIM-120C7 e AIM -9X Sidewinder, além de treinamento e suporte técnico.
Os novos F-16 substituirão os jatos soviéticos MiG-29 Fulcrum que a Eslováquia doou recentemente para a Ucrânia. O primeiro voo de um F-16C Bloco 70 da SLK AF foi realizado em 2 de outubro de 2023. O voo inaugural ocorreu poucos dias depois que o F-16C, matrícula 1001, foi oficialmente apresentado em uma cerimônia realizada nas instalações da Lockheed Martin em Greeenville, com a presença do Ministro da Defesa eslovaco.
A carteira atual de encomendas da Lockheed Martin para o F-16V (bloco 70) é de 135 jatos. As entregas para a Eslováquia continuarão até 2025, e o primeiro grupo de jatos, conhecido como ferry cell, deverá chegar à Eslováquia em 2024. Porem, parte dos F-16 da SLK AF ficará sediado na Base Aérea da Guarda Nacional (ANGB) de Morris, operados pela 162ª Ala (162nd AW) até o ano fiscal de 2026. O objetivo é refinar o treinamento dos pilotos.
@CAS