USAF paralisa parte da frota de B-1B Lancer após acidente. O Comando da Base Aérea da USAF em Ellsworth, na Dakota do Sul (EUA), ordenou a paralisação temporária das operações por duas semanas dos seus bombardeiros B-1B Lancer. A decisão foi tomada um dia após o acidente com uma das suas aeronaves ocorrido em 04 de janeiro passado.
A Base Aérea Dyess, no Texas, que também abriga Esquadrões de B-1B, mantém as operações normais, disse o Comando de Ataque Global da Força Aérea (AFGSC), responsável pelas operações dos bombardeiros de longo alcance da USAF.
O acidente envolveu um dos dois B-1B que participavam de um voo de treinamento local em Ellsworth AFB. Enquanto o líder da Esquadrilha pousou em segurança, o número dois caiu por volta das 17h50 (horário local) na aproximação para pouso. No momento do acidente, a meteorologia em Ellsworth registrava baixa visibilidade e temperatura negativa.
O Coronel Derek Oakley, Comandante da 28ª Ala de Bombardeiros (28th BW) de Ellsworth, informou que os quatro tripulantes ejetaram em segurança e foram resgatados pelos Bombeiros. Um tripulante permaneceu internado para acompanhamento, enquanto os demais foram liberados.
“Não vou especular sobre as causas do acidente, vamos esperar que o resultado da investigação. Perder uma aeronave é difícil, mas o mais importante é enfatizar que todos os quatro tripulantes estão em segurança e com seus familiares, seus colegas de Ellsworth e pela comunidade local”, disse Oakley.
A USAF recebeu os primeiros B-1B em 1984, inicialmente projetados para operações nucleares, e posteriormente convertidos para missões convencionais. Equipado com asas de geometria variável e capacidade supersônica, a frota dessas envelhecidas aeronaves foi reduzida para priorizar as condições da frota, que nos últimos anos tem apresentado baixas taxas de disponibilidade operacional.
Ao lado da Base Aérea de Dyess (código de cauda “DY”), no Texas, a Base Aérea de Ellsworth (“EL”) é uma das duas instalações da USAF que abriga esquadrões de bombardeiros Lancer. Com cerca de 45 B-1B na frota, a 28ª Ala de Bombardeiros de Ellsworth, tem pouco mais de 20 aeronaves. Ellsworth deverá receber a primeira unidade operacional dos novos bombardeiros furtivos B-21 Raider, que futuramente substituirão os Rockwell B-1 Lancer.
@FFO