Um marco tecnológico foi atingido durante o recente exercício Timber Express da Luftwaffe, realizado no início de agosto de 2020, sobre entre a região norte da Alemanha e o Mar do Norte. Pela primeira vez a tecnologia de interconectividade remota da Airbus Defence and Space foi testada em um ambiente de enlace de dados múltiplos (multi-data link) com aeronaves de combate reais.
As comunicações, que também incluíram caças Tornado ECR e sistemas de ESM (Electronic Support Measures) da OTAN, foram estabelecidas dentro da estrutura e dos regulamentos de segurança de TI existentes e dentro dos níveis de classificação da OTAN.
Durante o exercício, o sistema de interconectividade remota, que atualmente usam o Compact Airborne Networking Data Link (CANDL), foram conectadas com sucesso ao sistema de enlace de dados militar Link16.
O sistema de interconectividade remota não eram apenas visíveis a todas as aeronaves de combate táticas da Luftwaffe, mas também podiam receber e executar ordens sem a necessidade de modificações técnicas na aeronave. Este é o primeiro europeu sistema multi-data link do gênero, que será a base para a engenharia de enlace de dados do FCAS.
@CAS