No dia 05 de agosto de 2020, o novo Lockheed C-130J “Fat Albert” dos Blue Angels (BuNo 170000), chegou aos Estados Unidos, mais precisamente na Naval Air Station Joint Reserve Base (NAS JRB) de Fort Worth, no Texas.
O translado começou na manhã de 04 de agosto, quando o C-130J da U.S. Navy, usando o indicativo de chamada “BUNO 170”, decolou do Aeroporto de Cambridge City UK, para um voo transatlântico até a NAS de Fort Worth. No trajeto foram realizadas duas escalas técnicas para reabastecimento, nos aeroportos de Keflavik, na Islândia e na Base da Guarda Aérea Nacional em Bangor, no Maine, já em território Americano.
A última etapa deveria ser cumprida no mesmo dia, entre Bangor e a NAS em Fort Worth, mas uma pane inesperada, fez o C-130J alternar o Aeroporto Internacional de Boston, Logan. Nas suas redes sociais, o Capitão Beau Mabery, piloto do “Fat Albert”, informou o ocorrido: “Foi um longo dia, e devido a uma luz acesa no painel da aeronave, decidimos seguir o caminho mais seguro e pousar em Boston. Agora, a nossa competente equipe de manutenção, está trabalhando para descobrir o motivo da pane.”
No dia seguinte, o “BUNO 170” decolou de Boston com destino a NAS JRB de Fort Worth, onde foi recebido pelo Esquadrão de Transporte e Reabastecimento 234 (VMGR-234), que iniciará uma revisão programada nos motores do novo “Bert”, antes de entregá-lo para os Blue Angels levá-lo para a sua nova casa na NAS em Pensacola.
Em 24 de junho de 2019 a U.S. Navy anunciou a aquisição do novo “Fat Albert” para o seu Esquadrão de Demonstração. A aeronave escolhida foi o C-130J Hércules C5, ex-Royal Air Force (ZH885), que foi enviado para as instalações da Marshall Aerospace, em Cambridge UK, onde passou por uma longa revisão e pintura antes de ser liberado para os Estados Unidos. Seu primeiro voo foi dia 20 de julho de 2020.
Através do site oficial da RAF, o Chefe de Material (Air), Air Marshal Sir Julian Young, disse:
“O MOD do Reino Unido esta orgulhoso de trabalhar e ajudar na entrega desta aeronave para os Navy Blue Angels dos Estados Unidos. Foi realmente um esforço em equipe dos dois lados do Atlântico”.
“Este C-130J serviu muito bem à Real Força Aérea por vários anos, e estou muito satisfeito com o fato de, após passar por uma cpmleta revisão, agora continuará servindo outra força militar. Com sua nova e belíssima pintura, tenho certeza de que o novo C-130J dos Blue Angels vai fazer as pessoas olhar para cima por onde quer que vá.
Por sua vez, o representande do US Marine Corps, Major General Greg Masiello, ressaltou:
“Este tem sido um ótimo exemplo de cooperação entre aliados e profissionais. A coordenação e o trabalho para entregar este C-130J para os Blue Angels destacam uma parceria entre o UK MoD e a Marshall Aerospace. “ equipe enfrentou diversos desafios para entregar essa aeronave à nossa frota e nos fornecer uma ‘nova’ aeronave para apoiar nosso Naval Flight Demonstration Squadron, pelos próximos anos. Definitivamente, um trabalho bem feito por todos os envolvidos.”
@FFO