Bombardier recebe contrato do US Army para o projeto HADES. O Comando de Contratação do US Army sediado no Redstone Arsenal, em coordenação com o Escritório do Projeto de Asa Fixa do Exército, concedeu em 12 de dezembro de 2023 um contrato de preço fixo firme à Bombardier Defense (Learjet, Inc.) em 12 de dezembro de 2023 para o projeto HADES ou High Accuracy Detection and Exploitation System.
Este contrato inclui a aquisição de um jato Global 6500 aeronaves com opções de compra de duas aeronaves adicionais, durante um período de três anos. Essas aeronaves apoiarão os esforços de prototipagem do HADES. Esses protótipos HADES serão os primeiros jatos executivos do US Army, utilizados para plataformas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e fornecerão capacidades avançadas de detecção profunda para uso em operações multidomínio contra adversários pares e próximos.
A data de entrega da primeira aeronave é 1º de outubro de 2024. O Bombardier Global Express 6500 é um jato executivo de cabine larga, com alcance de 6.000 milhas náuticas/11.100 km, projetado e fabricado pela Bombardier Aviation.
“O HADES trará ao Exército maior alcance, velocidade, resistência e profundidade de ISR aéreo”, disse o Coronel Joe S. Minor, gerente de projetos de aeronaves de asa fixa do US Army. “O HADES operará em altitudes mais elevadas do que as plataformas turboélice legadas. Altitudes mais altas equivalem à capacidade de detectar áreas de interesse mais longe e com mais persistência. A detecção profunda é o imperativo operacional número um do Exército em 2030“.
A equipe HADES é liderada pela L3Harris. Em dezembro, a Sierra Nevada Corporation (SNC) também já havia sido contratada pelo US Army para o HADES. A SNC recebeu um contrato de US$ 554 milhões para fornecer dois vetores de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo (A-ISR) desenvolvido sob as plataformas de jatos executivos Bombardier Global 6500. O contrato atende o projeto ATHENA-S (Army’s Theater Level High-Altitude Expeditionary Next Aerial–Signals Intelligence).
O projeto ATHENA-S pretende principal a detecção de transmissões eletrônicas e a coleta de assinaturas de alvos em solo. O sistema RAPCON-X consegue coletar e processar sinais de inteligência, reconhecimento eletro-óptico e assinaturas de alvos móveis terrestres usando um radar de abertura sintética. Ele faz parte do Sistema de Detecção e Exploração de Alta Precisão (HADES).
@CAS