GA-ASI conclui teste de fadiga em escala real no MQ-9B. No dia 5 janeiro de 2024, a General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) informou em suas redes sociais que concluiu o teste de fadiga em escala real de uma aeronave remotamente pilotada (RPA) MQ-9B SkyGuardian.
A equipe completou o “primeiro ciclo de vida” de testes de fadiga — que equivale a 40.000 horas de operação — e representa um passo importante na validação do projeto do sistema de fuselagem.
O teste faz parte da certificação da aeronave para o padrão STANAG 4671 da OTAN, onde a aeronave será testada durante três “vidas úteis”, comprovando assim a vida útil da fuselagem de 40.000 horas. O teste de fadiga em escala real simula o serviço de projeto da aeronave através da aplicação de cargas estruturais repetidas na fuselagem montada.
Os testes identificam quaisquer deficiências estruturais potenciais antes do uso da frota e auxiliam no desenvolvimento de cronogramas de inspeção e manutenção para a fuselagem. Os resultados do teste serão utilizados como parte da documentação para certificação, bem como servirão de base para inspeções em serviço de componentes estruturais.
“Os testes de fadiga em escala real são parte integrante da validação do projeto da fuselagem e um contributo fundamental para a certificação da fuselagem antes de entrar em serviço”, disse Chris Dusseault, vice-presidente do MQ-9B na Europa. “A conclusão do teste de fadiga aumenta a confiança de nossos clientes MQ-9B de que a fuselagem SkyGuardian/SeaGuardian atende ao rigoroso rigor de projeto e é um sistema maduro na entrada em serviço”.
O MQ-9B SkyGuardian é o RPA mais avançado da GA-ASI, que inclui o modelo MQ-9B SeaGuardian, bem como o novo Protector RG Mk1, versão do MQ-9B customizada para a Royal Air Force (RAF).
O ensaio é o primeiro de três ciclos de testes para a fuselagem. Duas das vidas simulam operação de uma aeronave em condições normais, e o terceiro ciclo traz danos intencionais infligidos aos componentes críticos da fuselagem para demonstrar sua resistência a danos operacionais que podem ocorrer durante a vida útil do drone.
Os testes foram realizados de 13 de dezembro de 2022 a 13 dezembro de 2023 no Instituto Nacional de Pesquisa de Aviação da Wichita State University em Wichita, Kansas. A fuselagem testada é uma fuselagem de produção construída especificamente para apoiar a campanha de testes.
@CAS