Paquistão poderá ser o primeiro operador do caça chinês FC-31/J-31. O Paquistão revelou sua intenção de adquirir os caças furtivos Shenyang FC-31/J-31 da China. A informação foi confirmada pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Paquistanesa (PAF), Marechal-do-Ar Zaheer Sidhu, durante uma cerimônia militar.
“Estão iniciadas as negociações para a aquisição dos caças furtivos J-31, e está tudo pronto para que ele se torne parte da frota da Força Aérea do Paquistão em um futuro próximo”, disse o Marechal Sidhuum em seu discurso reproduzido nas redes sociais das Forças Armadas do Paquistão. Não foram fornecidos detalhes sobre a quantidade de jatos em negociação ou o cronograma de entrega.
O projeto do Shenyang FC-31 (ou J-31) é conhecido no ocidente há mais de uma década, e possuem grandes semelhanças com os caças americanos de quinta geração, F-22 Raptor e F-35 Joint Strike Fighter. A designação FC-31/J-31 seria aplicada para a versão terrestre e de exportação, enquanto a designação J-35 é a versão naval.
Na década de 2010, a AVIC conduziu testes com um demonstrador J-31, incluindo uma aparição na exibição do Airshow China 2014, em Zhuhai. Atualmente o progresso do projeto FC-31/J-31 é desconhecido, uma vez que a Shenyang voltou a sua atenção para o desenvolvimento do J-35 naval, que futuramente irá equipar os porta-aviões da Marinha Chinesa.
Além disso, o jato furtivo da Shenyang notadamente perdeu espaço para os caças Chengdu J-20, que atualmente estão em plena produção e que já compõem diversas unidades da Força Aérea Chinesa.
O Grupo chinês AVIC, que controla a Shenyang, já havia discutido a possibilidade de trabalhar com parceiros internacionais no programa FC-31/J-31. Como Pequim e Islamabad mantêm estreitas relações na indústria de aviação militar, particularmente com a produção conjunta do CAC/PAC JF-17, seria natural o Paquistão se unir ao projeto. Além disso, a Força Aérea Paquistanesa é a única fora da China a operar com os caças J-10.
Por outro lado, as declarações do Marechal Sidhuum parecem estar em desacordo com uma postagem de agosto de 2023 feita nas redes sociais do Ministro da Defesa da Turquia, Yaser Guler, onde ele indicava que Islamabad estava prestes a se juntar ao programa do futuro caça turco “Kaan”.
No show aéreo de Dubai em 2015, num briefing extremamente raro para a mídia estrangeira, a AVIC promoveu o FC-31/J-31 ‘Gyrfalcon’ como um jato com “características multiespectrais e de baixa visbilidade”. Na época, a AVIC disse que o voo inaugural do jato poderia ocorrer em 2019, mas que isso dependeria da garantia de um “bom cliente”.
Como o Paquistão trabalha para desenvolver o seu setor aeroespacial, o desenvolvimento do caça furtivo como o FC-31/J-31, pode ser de interesse para o país. É questão de aguardar para ver.
@FFO