Boeing entregou mais dois F-15EX para o programa de testes da USAF. A Boeing entregou para a USAF mais dois F-15EX Eagle II na Base Aérea de Eglin, na Flórida, que agora passa a contar com quatro caças envolvidos no programa de testes. A expectativa é que mais duas aeronaves sejam entregues em breve.
As duas novas aeronaves, matrículas 20-0003/ET (“EX3”) e 20-0004/OT (“EX4”), chegaram em Eglin AFB no dia 20 de dezembro, e foram incorporadas pela 53ª Ala (53rd AW) que agora tem os caças EX1, EX2 e EX4, e pela 96ª Ala de Testes (96th TW) que ficou com o EX3.
Diferentemente dos primeiros, os novos F-15EX de Eglin estão equipados com recursos aprimorados, como monitor de pressão de cabine, sistemas de alertas e rádio UHF para comunicações via satélite. Eles também apresentam a sessão dianteira da fuselagem redesenhada, conforme um comunicado da USAF.
Os jatos foram entregues com cerca de um ano de atraso, o que está fazendo a Boeing e a USAF recuperar o tempo perdido. Os testes de desenvolvimento e avaliações operacionais estão ocorrendo simultaneamente, com o objetivo de acelerar o cronograma para que estejam em serviço o mais rápido possível. As últimas quatro aeronaves do primeiro lote são esperadas na primavera, e a Capacidade Operacional Total de 44 jatos está prevista para 2027.
Os dois primeiros F-15EX (EX1 e EX2) participaram de vários exercícios, como o Northern Edge 2023 em maio; testes avançados de integração de armas em junho; e o “Combat Hammer” em agosto, onde realizaram missões ar-solo pela primeira vez.
Baseado na versão de exportação F-15QA desenvolvido para o Catar, o F-15EX é uma aeronave fly-by-wire equipada com um poderoso computador de missão, além de ter duas estações de armas adicionais em comparação com o F-15E Strike Eagle, o que concede ao Eagle II a maior carga de combate no mundo. No futuro, espera-se que o EX possa ser equipado com mísseis de longo alcance e armas hipersônicas.
A USAF deverá comprar 104 F-15EX para substituir os envelhecidos F-15C. A taxa de produção da fábrica da Boeing em St. Louis, no Missouri, pode variar entre 24 até 48 aeronaves por ano. Além dos EUA, a Indonésia está demonstrando interesse em comprar 24 F-15EX e a Polônia também estuda adquirir o novo caça.
@FFO