Holanda avança com transferência de caças F-16 para Ucrânia. A Holanda está se preparando para transferir o primeiro lote de caças Lockheed Martin F-16 para a Força Aérea da Ucrânia. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa holandês, que dará início ao cumprimento de um acordo firmado em agosto de 2023 com o governo ucraniano.
A Ministra da Defesa da Holanda, Kajsa Ollongren, disse que está avançando com o processo de transferência dos caças para a Ucrânia, uma vez que não há indícios de intenção da Rússia de cessar o conflito. “Os primeiros F-16 holandeses estão sendo preparados para entrega à Ucrânia, e com esses caças a sua Força Aérea será fortalecida”, disse Ollongren.
A expectativa é que um total de 61 caças F-16 aposentados pela Força Aérea Real Holandesa (42 unidades) e, também pela Força Aérea Real Dinamarquesa (19 jatos) sejam repassados à Força Aérea Ucraniana.
A Holanda e a Dinamarca – ambos membros da OTAN – estão em processo de modernização das suas Forças Aéreas, com a substituição dos F-16 Fightning Falcon por novos caças de quinta geração Lockheed F-35 Lightning II.
Além da transferência dos aviões, a Holanda e a Dinamarca, juntamente com os Estados Unidos, estão conduzido o treinamento em F-16 para os pilotos e técnicos da Força Aérea Ucraniana. Além disso, esses países irão manter suporte logístico para que os ucranianos possam operar seus novos caças ocidentais.
O inequívoco apoio holandês à Kiev ocorre em um momento em que a Ucrânia luta para sustentar o seu esforço de guerra, em meio de pesadas baixas resultantes da sua contra-ofensiva de verão e da redução do apoio americano.
“A agressão russa requer o nosso apoio inabalável e contínuo”, afirmou a ministra Ollongren.
Fonte: FlightGlobal
@FFO