KAI entrega o primeiro TA-50 Bloco 2 a ROKAF. A Korea Aerospace Industries (KAI) entregou no dia 28 de dezembro de 2023 a primeira aeronave de treinamento a jato avançado TA-50 Golden Eagle para a Força Aérea da República da Coreia (Republic of Korea Air Force — ROKAF) na configuração aprimorada do Bloco 2.
A entrega é fruto de um investimento acordado em 2020 de W1 trilhão (US$ 768 milhões) para 20 novos treinadores na configuração Bloco 2, feito pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul. O bloco 2 irá complementar as atuais 22 aeronaves TA-50 Bloco 1 em serviço, que hoje são insuficientes para a formação dos pilotos.
A versão TA-50 é uma aeronave configurada para treinar os pilotos de caça da ROKAF para esquadrões de combate. Ele permite que os pilotos dominem habilidades táticas, como armamento e operação de radar, antes de entrar em esquadrões de combate.
O TA-50 está equipado com radar doppler de pulso EL/M-2032 da Elta Systems. Ele pode transportar um conjunto básico de armas ar-ar e ar-superfície. A melhoria do Bloco 2 oferece a capacidade de usar a Joint Direct Attack Munition (JDAM) GBU-38, fabricada pela Boeing.
Outras melhorias incluem também a capacidade do emprego de óculos de visão noturna (NVG), bem como um receptor de alerta de radar (RWR) e um sistema dispensador de contramedidas de autoproteção do tipo chaff & flare. O bloco 2 também agregou o radar 3D multimodo Elta EL/M-2032 banda X (8–12 GHz) e pode ser armada com mísseis ar-ar RTX AIM-9 Sidewinder e mísseis ar-superfície AGM- 65 Maverick.
O TA-50 é membro da família de aeronaves T-50, que também inclui o jato de ataque leve FA-50. O FA-50 já consegue usar as JDAM, o que denota que a integração foi estendida ao TA-50. Hoje existem cerca de 219 aeronaves da família T-50 em serviço em cinco forças aéreas. O maior operador mundial é a ROKAF, com 146 exemplares. Outros usuários incluem Indonésia, Iraque, Filipinas, Polônia e Tailândia. Além disso, a KAI tem pedidos de 82 exemplares.
@CAS