RF VKS terá 50 Su-57 Felon até o final de 2024. O Ministério da Defesa russo está se programado para dobrar o número de caças Su-57 que irá receber neste ano de 2024, em comparação com o ano anterior. Esse aumento foi anunciado pelo CEO da estatal United Aircraft Corporation (UAC), Yuri Slyusar.
Slyusar enfatizou que “O volume de pedidos aumentou significativamente, exigindo ainda mais trabalho de produção em 2024”. A UAC enviou 12 Su-57 em 2023, o dobro do número entregue em 2022. A declaração de Slyusar corrobora a especulação de que mais de 24 aeronaves serão embarcadas em 2024, deixando a Força Aerospacial Russa (RF VKS) com 50 unidades em serviço este ano, fechando o ano com 56, se tudo correr como previsto. A previsão é que os seis últimos cheguem no final do ano.
O primeiro esquadrão da RF VKS de Su-57 é o 23º Regimento de Aviação de Caça de Guardas baseado em Dzyomgi Air Base, no Distrito Militar Oriental. Em 2023, a RF VKS fechou o ano com 22 Su-57 entregues. Este aumento fará o Su-57 é o caça a jato mais fabricado na Rússia, superando o Su-34M, que também teve um crescimento na produção em 2023.
“Concluímos com sucesso a ordem de defesa do estado. Tudo o que foi descrito nos contratos e cronogramas de entrega foi entregue prontamente, até mesmo antes do prazo em certos casos”, disse Slyusar. Ele acrescentou ainda: “Em relação aos novos jatos, o pedido de aeronaves Su-57 dobrou.”
Apesar de não haver previsões de exportação, as taxas anuais de entrega do Su-34 são projetadas em cerca de 20 unidades. Curiosamente, esta classe deverá custar bem menos da metade do custo de produção do Su-57.
Atualmente, 76 jatos Su-57 foram encomendados e deverão ser entregues antes do final de 2028. Este aumento na capacidade de produção não só permitirá à Rússia atender a essa demanda, mas também potencialmente impulsionar as exportações. Conforme relatado por várias fontes, acredita-se que a Argélia tenha feito pedidos para uma contagem aproximada de 12 a 14 aeronaves.
Um elemento significativo que impulsiona a aquisição em larga escala de Su-57 são os seus custos de vida comparáveis aos dos seus antecessores de quarta geração, o Su-27, Su-30 e Su-35, permitindo que ele os substitua no futuro com grande vantagem em termos de custos de vida útil.
A eficiência econômica do caça é ainda melhorada pelo uso do motor AL-51, anteriormente chamado de Saturn 30. Este motor requer manutenção relativamente baixa e incorre em menos custos operacionais em comparação com seus precursores, o AL-31 e AL-41, que equiparam o Su-27/30 e Su-35, respectivamente.
Em termos de custos de aquisição, acredita-se que o Su-57 seja o caça de quinta geração mais acessível disponível. O seu custo flyaway (hora de voo) é quase metade do seu antecessor mais ambicioso, o caça MiG 1.42 de fabrico soviético, cujo desenvolvimento cessou após o colapso da URSS.
Custando cerca de US$ 35 milhões por unidade (dependendo das taxas de câmbio do rublo), o preço do Su-57 é menos da metade do preço do F-35 americano orçado hoje em US$ 80 milhões a unidade. No entanto, é importante notar que este custo ainda é quase o dobro do custo dos Su-35 e Su-30.
@CAS