A Armada Uruguaya receberá em breve dois helicópteros Agusta Bell AB-412CP, adquiridos da Guardia Costera de Italia (GCI), que entregou algumas aeronaves para a Leonardo, como parte do pagamento de doze novos AW-139, adquiridos do fabricante italiano.
Os helicópteros foram adquiridos em dezembro de 2018, e as entregas estão atrasadas devido a pandemia do COVID-19. A primeira aeronave deverá chegar ao Uruguai ainda em agosto, e foi vista com as marcas Armada e matrícula 041 (c/n 25718). O segundo, Armada 042 (c/n 25722), deverá chegar no decorrer deste ano.
As informações foram confirmadas pelo Ministro de Defensa Javier García, durante reunião com o Comandante da Armada, Almirante Jorge Wilson e seis Contralmirantes, na Base da Armada, em La Paloma, Uruguai. O investimento para a compra dos helicópteros foi US$ 6,5 milhões, e inclui a revisão completa, treinamento para os pilotos e técnicos, além de um estoque de peças de reposição.
Os AB-412CP adquiridos pela Armada Uruguaya, são helicópteros bimotores, com capacidade de transportar 13 pessoas, estão configurados para missões de busca e salvamento e sistemas de flutuação para amerrissagens de emergência. Possuem sistema de visão infravermelho (FLIR), guindaste externo, radar de busca com capacidade 360°, farol de busca Spectrolab, sistema de navegação tática (TACAN), IFF, além de aviônicos para navegação e comunicação.
@FFO