Rússia anunciou desenvolvimento do novo treinador a jato MiG-UTS. A United Aircraft Corporation (UAC), parte do grupo estatal russo Rostec, anunciou o desenvolvimento do novo jato de treinamento básico MiG-UTS, que irá atender às necessidades de formação de pilotos militares das Forças Armadas da Rússia. O MiG-UTS está sendo desenvolvido pelo AI Mikoyan Aircraft Design Office.
Atualmente a Rússia treina os seus pilotos militares nos antigos jatos soviéticos Aero L-39 Albatros e nos mais recentes Yakovlev Yak-130 (designação da OTAN: Mitten). Curiosamente, no início da década de 2000 o treinador avançado YAK-130 venceu a concorrência contra o projeto MiG-AT, que lembra muito a concepção artística do novo MiG-UTS divulgada na semana passada pela Rostec.
Em comunicado divulgado em 28 de dezembro de 2023, o projetista-chefe e vice-presidente da UAC, Sergei Korotkov, disse: “Temos grandes dúvidas com a atual aeronave onde são realizados principais treinamentos dos nossos novos pilotos. Portanto, é necessário um novo vetor com maior eficácia de manutenção”.
O novo projeto da UAC visa substituir a envelhecida frota de jatos monomotores L-39 Albatros em serviço da Força AeroEspacial Russa (RF VKS) desde os anos 1970 e produzidos pela então Tchecoslováquia, na época aliada da União Soviética. A atual República Tcheca continua produzindo o Albatros, agora na versão completamente modernizada L-39NG, e praticamente na mesma classe do projeto MiG-UTS.
“Estamos criando uma aeronave monomotora que seja mais econômica e de fácil operação, tanto na pilotagem quanto na manutenção, e que atenda plenamente aos requisitos para a etapa principal de treinamento dos nossos militares”, salientou Korotkov.
Recentemente a Rússia procurou estender a vida útil dos seus L-39 Albatros, algo que após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2002 e as sansões decorrentes deste conflito, deixaram muito mais difícil qualquer tentativa de compra de peças e no exterior.
Para o desenvolvimento do novo MiG-UTS, os engenheiros do AI Mikoyan Aircraft Design Office lançarão mão dos conhecimentos obtidos no final da década de 1990 com o projeto do monomotor MiG-AT, incorporando modernos sistemas e aviônicos atualizados. O motor selecionado para o MiG-UTS é o ucraniano AI-222-25, que também é fabricado na Rússia pela empresa Salyut, parte da UAC.
O MiG-UTS deverá substituir os antigos L-39 por um treinador mais barato e menos complexo que o Yak-130, e desta forma poderia cumprir o programa de treinamento básico, com os pilotos passando para o Yak-130 onde receberiam treinamento avançado e de combate. Atualmente, o L-39 e o Yak-130 parecem ser usados de forma mais ou menos intercambiável, dependendo da unidade e da base em questão.
O comunicado da UAC não informa se este projeto atende uma solicitação do Ministério da Defesa da Rússia, ou se é uma proposta que a fabricante irá apresentar para as Forças Armadas do país.
@FFO