Acidente com T-2E Buckeye da Força Aérea Grega. O piloto de um North American T-2E Buckeye da Força Aérea da Grécia, ou Força Aérea Helênica (HAF), morreu hoje (27/12) quando o seu jato caiu em uma área desabitada nas proximidades da Base Aérea de Kalamata, no sul do país. O T-2E biplace tinha apenas um tripulante a bordo.
Em comunicado, o Comando da HAF informou: “Na quarta-feira, 27 de dezembro de 2023, às 11h28, uma aeronave T-2E Buckeye do 363º Esquadrão de Treinamento da 120ª Ala de Treinamento, caiu durante um voo de treinamento, a cerca de meia milha náutica [1 km] a noroeste do Aeroporto de Kalamata, resultando na morte do seu Capitão (I) Epaminondas Kosteas, de 40 anos.”
De acordo com a mídia grega, a esposa e os dois filhos do Capitão Kosteas estavam na Base Aérea de Kalamata aguardando o seu pouso, pois este seria o último voo nos Buckeye. Ele estava em processo de transferência para outro Esquadrão.
O T-2E Buckeye caiu na aproximação final para pouso, em uma área desabitada na Vila de Ari, região de Makromani, arredores da Base Aérea. Equipes de resgate imediatamente chegaram no local, onde encontraram os destroço do T-2E em chamas.
Projetado nos anos 1950, o North American T-2 Buckeye há muitos anos é o principal avião de treinamento avançado dos pilotos de caça gregos. Atualmente a frota operacional está composta por cerca de uma dúzia de aeronaves distribuídas em dois Esquadrões da 120ª Ala de Kalamata. Eles estão sendo substituídos por modernos Leonardo M346 LIFT (saiba mais).
@FFO