C-130H da FAP em missão na República Centro Africana. Um C-130H Hércules da Força Aérea Portuguesa (FAP) foi destacado para a República Centro Africana (RCA), em missão de suporte à tropa da Missão de Estabilização da República Centro-Africana da ONU (MINUSCA).
O C-130H, FAP 16803, da Esquadra 501 “Bisontes”, decolou de Portugal em 11/12 transportando carga para a tropa da 14ª Força Nacional Destacada (FND) da MINUSCA. O pouso em Bangui, capital da RCA, ocorreu dois dias depois, após escala e pernoite em Cabo Verde e Gana.
Os militares da 14ª FND chegaram na República Centro-Africana em 30 de novembro, depois de cumprirem um ciclo de treinamento de aproximadamente seis meses e receberem o Estandarte Nacional em uma cerimônia no Regimento de Infantaria Nº 10, em S. Jacinto, Aveiro. Eles permanecerão no Teatro de Operações da RCA até Junho de 2024.
Comandados pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Vladimiro Raimundo Emídio Cancela, o efetivo português da FND conta com 215 militares, em sua maioria Paraquedistas do Exército, além de dois militares da Marinha e três militares da FAP, especialistas em Controlo Aéreo Tático (JTAC – Joint Terminal Attack Controller).
A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) é uma missão de manutenção da paz das Nações Unidas, iniciada em 10 de abril de 2014 para proteger os civis da República Centro-Africana da violenta guerra civil que ocorre no país.
Fonte: FAP
@FFO