Eslovênia recebeu o primeiro Leonardo C-27J Spartan. A fabricante italiana de aeronaves Leonardo entregou o primeiro bimotor C-27J Spartan para a Força Aérea da Eslovênia (SAF). Uma cerimônia oficial de apresentação do C-27J foi realizada em 21/12 no Aeroporto de Cerklje at Krka, Brežice, leste do país.
A aeronave, matrícula militar eslovena L2-01, foi incorporada ao 15º Regimento da Força Aérea, um componente das Forças Armadas Conjuntas da Eslovênia. Durante a cerimônia de recebimento, os pilotos de testes da fábrica italiana Leonardo realizaram manobras acrobáticas com o avião de transporte, inclusive um tunô barril, ou “tunneau barril” (veja o vídeo).
Em novembro de 2021, o Ministério da Defesa Esloveno e Italiano anunciaram a assinatura de um contrato envolvendo a negociação de um C-27J Spartan para a SAF, juntamente com o fornecimento de equipamentos de apoio, treinamento e dois anos de suporte logístico.
Mais recentemente, em setembro deste ano, o governo esloveno anunciou a compra de uma segunda unidade do Spartan. A Eslovênia também anunciou a compra do sistema paletizado de combate a incêndios MAFFS II (Modular Airborne Fire-Fighting System) desenvolvido pela United Aeronautical Corporation para equipar os seus C-27J.
O Leonardo C-27J Spartan utiliza os mesmos modelos de motores e alguns sistemas do Lockheed Martin C-130J Super Hércules. Com um peso máximo de decolagem é de 30 toneladas e carga útil de 10 toneladas, a configuração de alta densidade permite que o C-27J transporte até 60 soldados ou 46 pára-quedistas, e na versão de evacuação aeromédica, pode transportar 36 macas e seis assistentes.
Atualmente a frota do 15º Regimento da Força Aérea da Eslovênia é composto por oito helicópteros Bell 412, quatro helicópteros AS 532 AL Cougar, duas aeronaves Pilatus PC-6, uma aeronave L-410 Turbolet e uma aeronave Falcon 2000 EX. A escola de pilotos conta com quatro helicópteros Bell 206 Jet Ranger, dois aviões Zlin 143L, oito aviões Zlin 242L e nove aviões Pilatus PC-9/9M.
A Eslovênia é a décima sexta nação a operar o C-27J Spartan, ao lado da Itália, Grécia, Bulgária, Eslováquia, Lituânia, Romênia, Estados Unidos, México, Austrália, Peru, Quênia, Marrocos, Chade e Zâmbia.
@FFO