Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas recebe Cessna Centurion. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) recebeu recentemente um monomotor Cessna 210N Centurion configurado para operações aeromédicas. Ele atuará em missões do Programa Salva Mais, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Alagoas.
Fabricado em 1981, este C210N, matrícula PR-EPH, foi entregue oficialmente pelo governo estadual para o CBM/AL em 20/12. A aeronave, código “Bombeiro 01“, ficará baseada no hangar do Comando de Aviação da Secretaria de Segurança Pública, localizado no recém inaugurado Aeródromo Divaldo Suruagy, no município de Marechal Deodoro (AL). Até recentemente esta aeronave compunha a frota do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
O Cessna Centurion dos Bombeiros Alagoanos irá realizar o transporte aeromédico de pacientes, promovendo acesso mais rápido e seguro a serviços médicos hospitalares, bem como transporte de órgãos e outros serviços de saúde.
No dia seguinte ao recebimento, em 21/12 a nova aeronave do CBM/AL realizou a sua primeira missão real, transportando uma bebê de quatro meses, que estava internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife (PE) para o Hospital da Criança, em Maceió (AL).
“Antes nós tínhamos apenas o helicóptero [operado pela Secretaria de Segurança Pública], que a gente fazia tanto patrulhamento, como também transferência, e agora nós vamos ter um avião só para transferência intermunicipal e interestadual. Isso significa mais agilidade para o atendimento, mais qualidade da assistência, e pra uma sobrevida, isso é muito importante, é fundamental”, explicou Beatriz Santana, coordenadora do SAMU em Alagoas.
@FFO