Exército Brasileiro dá luz verde para aposentadoria dos Black Hawk e Cougar. O Estado Maior do Exército Brasileiro está implementando a modernização da sua frota, com o processo de desativação dos seus 12 helicópteros mais antigos Aerospatiale AS532UE Cougar (designação militar HM-3) e Sikorsky S-70A Black Hawk (HM-2). Eles deverão ser substituídos por modernos UH-60M Black Hawk dos EUA.
Em 22 de dezembro, a Secretaria-Geral do Exército (SGEX) publicou o Boletim do Exército n.º 51/2023 contendo a Portaria — EME/C Ex n.º 1.213, de 12 de dezembro de 2023, do Chefe do Estado Maior do EB que autoriza “a desativação e o desfazimento das frotas de Helicópteros HM-3 Cougar e HM-2 Black Hawk do Exército Brasileiro”, respeitando os seguintes aspectos:
“§ 1º A desativação e o desfazimento dessas frotas serão coordenados pelo Comando Logístico observando os princípios da economicidade, da eficiência, da eficácia, além da máxima utilização do potencial de cada aeronave em favor da prontidão operacional da Força Terrestre.”
“§ 2º Está autorizada a utilização de suprimentos reparáveis dos helicópteros das frotas consideradas, desde que estejam desativados e em proveito da manutenção da sustentabilidade logística das aeronaves que permanecerem em operação.”
Art. 2º Determinar ao Comando Logístico que elabore os respectivos planos de
desfazimento e os apresentem a este Órgão de Direção-Geral (ODG) num prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da publicação desta Portaria.
Art. 3º Determinar que sejam observadas as atividades previstas para a desativação de
material de emprego militar, conforme prescrito nas Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018).
Art. 4º Determinar que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.
Conforme noticiamos na semana passada, este processo vem sendo tocado pelo Alto Comando do Exército, que enviou uma delegação aos Estados Unidos liderada pelo General de Divisão Anysio Luiz Crespo Alves Negrão, Chefe de Material de Aviação do Exército Brasileiro (Ch MAvEx), para iniciar conversas visando a compra de até 16 helicópteros UH-60M Black Hawk através do Programa de Vendas Militares (FMS) do governo norte-americano.
Os helicópteros que serão substituídos.
Os helicópteros HM-2 e HM-3 estão em operação há mais de duas décadas, e se aproximam do final da vida útil operacional.
Sikorsky S-70A Black Hawk (designação militar HM-2)
Os quatro HM-2 Black Hawk do CAvEx, matrículas EB 2001 à 2004), chegaram ao Brasil em 1997. Antes de serem incorporados à frota do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), sediado em Manaus, eles cumpriram um período de apoio à Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP).
Aerospatiale AS532UE Cougar (designação militar HM-3)
O CaVex recebeu os primeiros dos oito HM-3 Cougar a partir do final de 2002, para os quais reservou as matrículas de EB 4001 à EB 4008. Atualmente eles estão distribuídos no 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), sediado em Taubaté–SP e no 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx), de Campo Grande–MS.
Fonte: EB
@FFO