Espanha encomendou 16 Airbus C295 MPA/MSA. O Ministério da Defesa da Espanha encomendou 16 Airbus C295 nas configurações Aeronave de Patrulha Marítima (MPA) e Aeronave de Vigilância Marítima (MSA). O contrato de € 1,695 bilhões também inclui sistemas de treinamento (Full Flight Simulator e Mission System Simulator) e um pacote inicial de apoio logístico.
As novas aeronaves serão equipadas com os mais modernos equipamentos de missão. Com isso, a Força Aérea e Espacial Espanhola e a Armada Espanhola terão reforçadas as suas capacidades de Vigilância e Reconhecimento (ISR), Guerra Antissubmarino e Antisuperfície (ASW/ASuW) e Busca e Salvamento (SAR).
O Airbus C295 MPA conduzirá missões ASW, ASuW e ISR, desempenhadas pelos antigos P-3 Orion, aposentados no final de 2022. Para isso eles serão armados com torpedos e outros tipos de munições. Esta versão contará com avançado datalink para operar em modo colaborativo com outras plataformas em diferentes domínios. A aeronave também poderá atuar como posto de comando e controle aerotransportado.
O C295 MSA substituirá os envelhecidos CN-235 VIGMA da Força Aérea e Espacial Espanhola, em serviço desde 2008. Eles serão equipados para realizar missões terrestres e marítimas de vigilância de fronteiras, contrabando, narcotráfico, imigração ilegal, SAR, entre outras.
As aeronaves serão produzidas pela Airbus nas suas instalações militares em Sevilha.
Fonte: Airbus
@FFO