Finlândia assina acordos com indústria local para suporte aos futuros F-35A da FAF. O grupo finlandês Patria e o Ministério da Defesa da Finlândia assinaram um acordo para desenvolver capacidade industrial local para suporte ao programa F-35A. O acordo prevê que a indústria local obtenha know-how e capacidade de tecnologia crítica de manutenção para os caças de quinta geração adquiridos pela Força Aérea Finlandesa (FAF).
A partir da assinatura deste contrato, espera-se que se inicie o desenvolvimento da capacidade nacional que permitará a manutenção e reparo de diversos sistemas dos jatos F-35A localmente. A previsão é que entre 2023 à 2031, o grupo Patria contrate aproximadamente 600 profissionais por ano, e que este Programa garanta empregos de alta tecnologia até a década de 2040.
O amplo acordo de cooperação industrial assinado entre a Finlândia, o governo dos Estados Unidos, a Lockheed Martin e a Pratt & Whitney, indica que pelos próximos 10 anos, essas empresas deverão fomentar a capacidade da indústria finlandesa com o know-how de produção de componentes para o programa F-35.
Os principais projetos de cooperação industrial do grupo Patria incluem futuramente a montagem na Finlândia da sessão dianteira de fuselagens dos jatos F-35, fornecimento de serviços para usuários estrangeiros, e posterior produção de componentes estruturais. Além disso, será estabelecida uma linha de montagem dos motores Pratt & Whitney F135 que equipam os F-35 (Fonte: Patria).
Nota RFA: Em dezembro de 2021, o governo finlandês anunciou a aquisição de 64 novos caças F-35A sob o Programa HX Fighter, em substituição a atual frota de F/A-18C/D Hornet da Força Aérea Finlandesa (FAF). O pacote de € 8,3 bilhões envolve além das aeronaves, armamentos, treinamento, suporte e manutenção até 2030. A previsão é que a primeira turma de pilotos finlandeses em F-35 se forme em 2025, e as primeiras entregas das aeronaves para a FAF ocorram em 2026 (saiba mais).
@FFO