KC-390 de Portugal realiza primeira missão aeromédica. A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou em 18/12, a primeira missão aeromédica com seu novo Embraer KC-390 Millennium. Um recém-nascido com quatro dias de vida foi transportado do arquipélago dos Açores para o continente.
Com necessidades de cuidados neonatais indisponíveis no arquipélago, distante aproximadamente 1.300 km de Lisboa, o Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea Portuguesa (NEA) foi acionada para realiza o transporte do bebê para o uma unidade hospitalar do continente.
Desta forma, a tripulação decolou o KC-390, matrícula 26901, da Base Aérea Nº 11, em Beja, com destino ao Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores, onde pousou às 18h30 (horário local). Após receber a incubadora com o recém-nascido, o KC-390 decolou em menos de 30 minutos, com destino à Lisboa, onde pousou às 21h30.
Além da tripulação técnica do KC-390, estava uma equipe médica militar do NEA, médicos civis e familiares da criança, que contaram com total apoio da FAP e a agilidade da nova mais aeronave da Esquadra 506.
A Força Aérea Portuguesa recebeu em 19 de outubro deste ano, o seu primeiro Embraer KC-390 Millennium, de uma encomenda de cinco aeronaves, que deverão ser recebidas até 2027, a uma taxa de uma por ano.
Fonte: FAP
@FFO