EMAER realiza transmissão de cargo e despedida de Oficial-General. Cerimônia aconteceu em Brasília (DF) e marcou a despedida do serviço ativo do Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini.
Em 15 de dezembro, ocorreu na Base Aérea de Brasília (DF) a cerimônia de passagem da chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e a despedida do serviço ativo do chefe substituído. Deixa o cargo o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e assume em seu lugar, o Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; dos Ministros do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica (COMAER); e demais autoridades civis e militares.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno agradeceu ao Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini por seus valorosos serviços à Instituição e lhe desejou sucesso em sua nova jornada. “Caro amigo e companheiro de longa data, Fiorentini. Tenho orgulho de dizer que as ações dinâmicas e sinérgicas, desenvolvidas pelas subchefias desse Órgão de Direção-Geral, foram orquestradas, de maneira enriquecedora, por você, que liderou um comprometido efetivo, atendeu, plenamente, aos anseios mais relevantes do Comando da Aeronáutica. Neste momento de despedida, desejo toda a sorte e sucesso do mundo em seu novo destino”, ressaltou.
Ainda em suas palavras, o Oficial-General comentou sobre a chegada do Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida. “Portador de aguçada visão estratégica e elevada capacidade de gestão de política e defesa, estou convicto de que você, caro Almeida, está preparado para liderar o EMAER com uma diferenciada perspectiva nas questões atinentes ao planejamento e à construção da Força Aérea do futuro. Faço votos de sucesso à frente do EMAER”, concluiu.
Na despedida, o Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini recebeu o espadim de Cadete da Aeronáutica, marco inicial da carreira, como gesto de reconhecimento e respeito pelos 44 anos de serviço ativo na FAB, além da insígnia de Chefe do EMAER. “Agradeço a nossa Força Aérea por tudo que conquistei em minha vida. Sempre me dediquei e procurei dar meu máximo de empenho e operacionalidade em prol de uma Força Aérea cada vez melhor”, afirmou.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida comentou sobre os desafios e as expectativas ao assumir a chefia da Organização Militar. “Fico muito feliz por ter essa oportunidade de, no final da minha carreira, chegar a Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. E entendemos que o Estado-Maior proporciona estudos de altos níveis de planejamento e preparação para todas as atividades da Força Aérea. Então, essa diversidade de informações e de trabalho me faz muito feliz por poder participar e ajudar a FAB a ficar cada vez mais eficiente e eficaz”, finaliza.
Perfil
O novo Chefe do EMAER é natural da cidade de Porto Alegre (RS). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1979, foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1984 e promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2020. Possui todos os cursos acadêmicos e operacionais de carreira e, ainda: Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais; e MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado – Gestão de Política e Defesa, pela Universidade Federal Fluminense.
Dentre as principais funções exercidas estão: Comandante do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º/1º GavCa) – Esquadrão Jambock; Primeiro Comandante do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3º/3º GAV) – Flecha 01; Chefe da Seção de Logística da Terceira Força Aérea; Comandante da Base Aérea de Porto Velho (BAPV); Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália; Adjunto do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio; Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais; Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Comandante de Operações Aeroespaciais; e Comandante de Preparo.
O novo Chefe do EMAER possui cerca de 3.700 horas de voo, sendo mais de 3000 em aeronaves de caça. Já recebeu 23 condecorações.
Fonte: FAB
@FFO