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USAF testa REVO reverso!

20 de dezembro de 2023

A C-5M Super Galaxy approaches the boom of a KC-10 Extender to perform reverse aerial refueling training in an aerial refueling track over Northern California and Oregon, Dec. 12, 2023. The KC-10 supported a C-5M’s proof of concept testing in its ability to provide a tanker aircraft fuel in an emergency. (U.S. Air Force photo by Master Sgt. Traci Keller)

USAF testa REVO reverso! C-5A do 22nd AS se aproxima do KC-10A do 70th ARS para realizar a transferência de combustível. Foto: USAF/Sgt. Traci Keller.
USAF testa REVO reverso! C-5A do 22nd AS se aproxima do KC-10A do 70th ARS para realizar a transferência de combustível. Foto: USAF/Sgt. Traci Keller.

USAF testa REVO reverso! Em uma demonstração inovadora de poder aéreo estratégico, o 22nd Airlift Squadron (22nd AS) executou com sucesso um reabastecimento aéreo de fluxo reverso, passando 23.500 libras de combustível de um C-5M Super Galaxy para um KC-10 Extender sobre os céus do norte da Califórnia e do Oregon em 12 de dezembro de 2023.

Uma tripulação do (22nd AS) conduziu um treinamento de reabastecimento aéreo de fluxo reverso, usando seu Lockheed Martin C-5M Super Galaxy para transferir combustível para um KC-10 Extender do 70th Air Refueling Squadron (70th ARS) sobre o norte da Califórnia e Oregon, 12 de dezembro de 2023. A USAF quer ampliar o tempo de permanência de seus KC-135, KC-46 e KC-10 no Teatro de operações.

USAF testa REVO reverso! C-5A do 22nd AS revoa com o KC-10A do 70th ARS em uma a transferência de combustível reverso. Foto: USAF/Sgt. Traci Keller.
USAF testa REVO reverso! C-5A do 22nd AS revoa com o KC-10A do 70th ARS em uma a transferência de combustível reverso. Foto: USAF/Sgt. Traci Keller.

O C-5M descarregou 23.500 libras de combustível em aproximadamente 30 minutos para o KC-10. “Esta missão no C-5 significou demonstrar precisão, trabalho em equipe, flexibilidade e adaptabilidade”, disse Maj. Justin Wilson do 22nd AS. “Ele destacou a importância da confiança e da coordenação na equipe, enfatizando o papel crucial de todos. A experiência me deixou com um profundo sentimento de orgulho e realização”. 

C-5A do 22nd AS. Foto: USAF/Sgt. Traci Keller.

Um reabastecimento em voo consiste normalmente em um KC-10 ou KC-46A Pegasus entregando combustível para outra aeronave. Neste exercício, a tripulação do C-5M reverteu o processo com a ajuda de um KC-10. 

“Para executar o reabastecimento aéreo reverso, fizemos alterações em duas de nossas listas de verificação normais”, disse Sargento Robin Ogg, engenheiro de voo do C-5M. “Essas mudanças ocorreram na configuração do painel de combustível do engenheiro de voo para nos preparar para fornecer combustível em vez de recebê-lo”. 

KC-10A do 70th ARS. Foto: USAF/Sgt. Traci Keller.

Ao fazer o reabastecimento aéreo reverso, a aeronave fica mais leve em um ritmo mais rápido do que se você estivesse voando normalmente, então a aeronave voa um pouco diferente. Foi a primeira vez que o C-5M foi utilizado desta forma desde os seus testes iniciais e certificação.

Ao realizar testes neste procedimento, a tripulação reuniu com sucesso pontos e dados que podem ser utilizados no futuro para melhorar o alcance e as capacidades de uma aeronave tanque. 

C-5A do 22nd AS revoa com o KC-10A do 70th ARS em uma a transferência de combustível reverso. Foto: USAF/Sgt. Traci Keller.

Ao usar um C-5 como um enorme posto de gasolina flutuante, permite que mais reabastecedores sejam posicionados para suprir em aviões de combate ou de transporte em missão. Isto evitará o que hoje acontece, de ter que usar um reabastecedor para reabastecer outro, retirando tira normalmente um “KC” da missão por falta de combustível.

“Isso permite mais aviões-tanque no teatro e amplia seu alcance ou tempo de órbita”, completa o Major Justin Wilson do 22nd AS. O reabastecimento reverso é uma prova de conceito, que ainda precisa amadurecer. Será testada mais vezes, mas a USAF crê que este seja um conceito válido para o futuro da guerra.

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