AERO Vodochody e Draken firmam acordo para aeronaves L-159. A fabricante de aeronaves tcheca AERO Vodochody anunciou em 8 de dezembro que assinou um acordo com a Draken International, empresa especializada em serviços de treinamento aéreo adversário, para uma cooperação de longo prazo focada na aeronave L-159.
Pelo acordo, as duas empresas desenvolverão e implementarão um programa dedicado de manutenção e suporte para a frota L-159 da Draken, usada para treinar pilotos de linha de frente da Royal Air Force (RAF) e da USAF.
“Através deste contrato complexo, a Aero irá desenvolver a capacidade e autorizar a Draken a realizar procedimentos de inspeção e manutenção ao nível de depósito de sua frota de aeronaves Aero L-159 nas instalações da Draken Europe, no Reino Unido.” Disse Filip Kulštrunk, vice-presidente executivo e executivo da Aero. “Também acordamos princípios-chave de cooperação estratégica com a Draken, através dos quais garantiremos que as aeronaves operadas pela Draken sejam utilizadas em todo o seu potencial até a data de fim de vida útil, o que é esperado em 2045”.
Draken opera um total de 23 L-159 ALCAS como aeronaves agressoras, fornecendo serviços de treinamento para pilotos de caça dos EUA, Reino Unido e outras Forças Aéreas da OTAN. Em suas instalações no Reino Unido, oito Aero L-159 operam, ao lado da aeronave Dassault Falcon 20, fornecendo treinamento complexo de prontidão operacional, que inclui suporte adversário (Aggressor) e treinamento de ataque eletrônico.
“O Aero L-159 são um componente-chave da nossa frota, realizando missões diariamente como agressores contra os F-35 da Royal Air Force, Eurofighter Typhoons e outras plataformas.” descreve Richard Stoate, vice-presidente comercial e de cadeia de suprimentos da Draken: “Via estreita cooperação com a Aero, continuaremos a atender aos requisitos de segurança, desempenho e disponibilidade das aeronaves definidos por nossos clientes atuais e futuros.”
A Aero destacou como os L-159 são uma plataforma agressiva formidável, com excelentes características de voo, radar poderoso e sistemas aviônicos modernos. Eles também são muito adequados para a realização de missões leves de combate, bem como para o treinamento avançado de pilotos de caça de quarta e quinta geração.
Com este acordo, a Aero garantiu contratos de suporte abrangentes com todos os usuários de aeronaves L-159 e cogita oferecer o mesmo conceito com a mais nova plataforma, o L-39NG.
@CAS