Casa da Moeda lança medalha dos 80 anos do 1ºGAVCA. A Casa da Moeda do Brasil lançará hoje, segunda-feira (18/12) uma moeda comemorativa aos 80 anos de criação do 1º Grupo de Aviação de Caça (1ºGAVCA) da Força Aérea Brasileira, os quais são celebrados na Base Aérea de Santa Cruz, neste mesmo dia.
O 1º GAVCA foi criado em 18 de abril 1943, durante a Segunda Grande Guerra, pelo Decreto-Lei nº 6123, tendo como primeiro comandante o Major Aviador Nero Moura. O Grupo foi enviado ao Teatro de operações europeu, chegando a Itália em outubro de 1944, equipado com os lendários Republic P-47D Thunderbolt II, inicialmente de Tarquínia e, após, de Piza.
O 1o Grupo de Aviação de Caça (1o GAVCA) então era parte do 350th Fighter Group (350th FG) da então United States Army Air Force (USAAF). No dia 22 de abril de 1945 a unidade realizou uma dos maiores esforços da guerra. Com apenas 22 pilotos, os Jambocks realizariam do nascer ao pôr do sol, 44 surtidas com os 23 Republic P-47D Thundebolt disponíveis, onde muitos dos pilotos realizaram até três missões no mesmo dia.
O Grupo havia destruído ou imobilizado 97 transportes a motor, 35 veículos à tração animal, um parque de viaturas e 14 edifícios ocupados pelo inimigo, avariando outros 17 veículos a motor, uma ponte de barca e uma ponte rodoviária, atacando ainda outras 4 posições militares. Este dia icônico é lembrado até hoje, como Dia de Aviação de Caça na FAB.
Após o término da guerra, o grupo retornou ao Brasil e foi incorporado ao 1º Regimento de Aviação da Base Aérea de Santa Cruz, quando incorporou ao Grupo do 2º Grupo de Caça. Desde então, o 1º GAVCA, composto pelo 1º esquadrão e o 2º esquadrão do 1º Grupo de Aviação de Caça, tem sido uma das mais importantes unidades da FAB, sendo a precursora na implantam do jato no Brasil, com os Gloster TF-7e F-8 (1952) e do F-5 (1975). Hoje a unidade é equipada com os F-5EM/FM (2007), versão modernizada dos F-5E/F.
A medalha comemorativa possui um design que representa a história e as conquistas do 1º GAVCA. O anverso traz a imagem de um avião P-47 Thunderbolt, modelo utilizado pelo grupo durante a Segunda Grande Guerra, com uma explosão ao fundo.
Abaixo do avião, encontra-se o numeral 80, formado por uma blindagem inimiga com duas perfurações. O emblema do Avestruz e o lema “Senta a Púa” também estão presentes. No reverso da medalha, há a representação de um piloto observando um P-47 e um F-5, simbolizando o passado e o presente do 1º GAVCA. O lema “SENTA A PÚA!” está escrito em fonte do tipo stencil, reforçando o visual militar.
Produzidas em prata e bronze, a medalha comemorativa não somente homenageia a história do 1º Grupo de Aviação de Caça como também honra o legado e a coragem dos pilotos que lutaram bravamente durante a Segunda Grande Guerra.
A moeda estará disponível na nossa loja virtual da Casa da Moeda (www.clubedamedalha.com.br).
Fonte Casa da Moeda.
@CAS