Timelapse mostra a retirada do P-8A da USN da Baía de Kaneohe. A US Navy divulgou um vídeo mostrando a ação de resgate do Boeing P-8A Poseidon do VP-4, que saiu da pista 22 da MCAS Kaneone Bay (PHNG) no último dia 20 de novembro, parando no mar.
O vídeo de lapso de tempo (timelapse) mostra o P-8A Poseidon do VP-4 – “The Skynni Dragons” sendo extraído de águas próximas à pista da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Kaneohe Bay, uma Base do Corpo de Fuzileiros Navais situada no Havaí, entre os dias 2 a 3 de dezembro de 2023. O P-8A é o BuNo169561 (c/n 66094) e foi fabricada em 2020, sempre servindo no VP-4 sediado na NAS Whidbey Island — WA.
Marinheiros, fuzileiros navais, parceiros interagências de todo o país, agentes do estado do Havaí e especialistas da indústria privada trabalham 24 horas por dia para recuperar o P-8 Poseidon da Baía de Kaneohe com segurança e rapidez. O vídeo do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, foi feito pelo cabo Christian Tofteroo.
O custo, segundo a US Navy para retirar a aeronave, foi estimado em US$ 1,5 milhão. Uma investigação do acidente para determinar a(s) causa(s) está em andamento. A tripulação do P-8A, do VP-4, estava em um destacamento para a Baía de Kaneohe em apoio à defesa marítima interna. Havia nove tripulantes a bordo. Todos eles evacuaram a aeronave com segurança e nenhum ferimento. No momento do pouso, os ventos estavam fortes e a visibilidade foi reduzida em 1,6 km pela chuva. A pista 04/22 tem 2.369 m.
A MCAS de Kaneohe Bay fica a cerca de 16 quilômetros de Honolulu, em Oahu. A base abriga cerca de 9.300 militares e 5.100 familiares e é uma das várias instalações militares importantes em Oahu.
@CAS