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México transfere B737-800 da Força Aérea para nova empresa estatal

16 de dezembro de 2023
México transfere B737-800 da Força Aérea para nova empresa estatal (Fonte: X/@dariocelise).
México transfere B737-800 da Força Aérea para nova empresa estatal (Fonte: X/@dariocelise).

México transfere B737-800 da Força Aérea para nova empresa estatal. A Força Aérea Mexicana (FAM) está repassando seus Boeing 737-800 para a nova companhia estatal Mexicana de Aviación. Pelo menos um deles já foi visto nas cores completas da nova empresa civil gerida pelo governo do México.

Em 24 de novembro, o B737-800 FAM 3526 chegou nas oficinas da MRO Iberoamerica, localizada no Aeroporto de Saltillo, estado de Coahuila, para o processo de troca de operador. Na semana passada ele foi fotografado com a pintura completa da Mexicana de Aviación e com a matrícula civil XA-ASM.

O segundo B737, FAM 3528, chegou em Saltillo no dia 02 de dezembro, e atualmente passa pela revisão e troca de operador. A terceira aeronave do mesmo modelo, FAM 3527, ainda não seguiu para Saltillo, o que possivelmente ocorrerá em breve.

Governo utilizando os 737-800 da FAM em missões humanitárias no exterior. Essa transferências das aeronaves afetará a capacidade estratégica da Força Aérea (Foto: X).
Governo utilizando os 737-800 da FAM em missões humanitárias no exterior. Essa transferências das aeronaves afetará a capacidade estratégica da Força Aérea (Foto: X).

Entre 1921 e 2010, a Compañía Mexicana de Aviación foi a principal empresa aérea do país. Em janeiro deste ano, o governo de Obrador comprou a marca com o objetivo de criar uma opção barata para viagens aéreas no país. A nova estatal será gerida pela Secretaria Nacional de Defesa (SEDENA), e terá como sede o novo Aeroporto Internacional Felipe Angeles, em Santa Lúcia. Além dos Boeing 737-800 ex-FAM, a empresa estatal terá outros aviões que serão arrendados no mercado. O primeiro voo de passageiros da nova Mexicana está previsto para ocorrer até o final deste mês de dezembro.

Os três B737-800 eram operados pelo Esquadrão Aéreo 502, que ainda possui outros dois modelos mais antigos, um Boeing 737-200 (FAM 3520) e um 737-300 (FAM 3529), este em configuração VIP.

A transferência dessas aeronaves para operações comerciais afetará a capacidade de transporte estratégico da FAM, uma vez que estarão operando em uma malha regular comercial, portanto, sem disponibilidade para atender operações militares, quando necessário. Resta saber como será o futuro deixado por essa lacuna criada pelo governo populista de Lopéz Obrador.

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