Helicópteros UH-60M Black Hawk para a Grécia. O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) ao governo da Grécia de helicópteros UH-60M (S-70M) Black Hawk e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 1,95 bilhão.
A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) já entregou no dia 15/12 a certificação necessária notificando o Congresso desta possível venda. O Governo da Grécia solicitou a compra de 35 Sikorsky UH-60M Black Hawk; 80 motores General Electric T700-GE 701D (70 instalados, 10 sobressalentes); 44 Sistemas de Alerta de Mísseis Comuns (CMWS) AN/AAR-57 (35 instalados, 9 sobressalentes); 85 sistemas de posição global integrados H-764U com navegação inercial (EGI) e módulo anti falsificação de disponibilidade seletiva exclusivo do país (70 instalados, 15 sobressalentes); e 85 sistemas de rádio AN/ARC-231A VHF/UHF/LOS SATCOM.
A venda proposta substituirá a atual frota de helicópteros multifuncionais Bell UH-1H da Aviação Do Exército da Grécia por um sistema mais fiável e comprovado que permitirá à Grécia manter o nível adequado de prontidão para conduzir operações combinadas. O contratante principal será a Sikorsky, uma Lockheed Martin Company, Stratford, CT.
A implementação desta venda proposta exigirá que aproximadamente 15 representantes do governo dos EUA e/ou quinze (15) representantes do contratante viajem para a Grécia por um período prolongado para desprocessamento/colocação em campo de equipamentos, verificação do sistema, treinamento e suporte técnico e logístico.
@CAS