Irã perde Sukhoi 22 em acidente. Um Sukhoi Su-22 da Guarda Revolucionária do Irã caiu neste sábado (16/12), no distrito de Kazerun, na província de Fars. O piloto ejetou com segurança da aeronave, que ficou completamente destruída.
Conforme imagens divulgadas nas redes sociais e pela mídia iraniana, o jato de combate monoplace caiu em uma área desabitada perto do Lago Persian. Não houve vítimas ou danos em solo.
Autoridades de aviação do governo e da Guarda Revolucionária Iraniana (IRCG) se apressaram em divulgar que “ocorreu uma falha técnica no jato e que o piloto ejetou e estava seguro”.
O Su-22 e o Su-20 são derivados do supersônico soviético Sukhoi Su-17 (código OTAN: “Fitter-B”), capazes de voar em velocidades superiores a Mach 2.0 e altitude de 50 mil pés. Com quase três mil unidades produzidas entre 1969 e 1990 (todas versões), ele foi o primeiro projeto de avião da indústria soviética equipado com as asas de geometria variável.
Seu excelente desempenho e capacidade tornaram o Su-20/22 um sucesso de exportação, com milhares de unidades vendidas para países aliados da então “cortina de ferro” do leste europeu, Oriente Médio, América Latina e África.
Atualmente o Comando de Aviação da IRGC possui uma quantidade não divulgada de Su-22UM3K (biplace) e Su-22M4 (monoplace) em sua frota, muitos assumidos da Força Aérea Iraquiana. Essas aeronaves ficaram um tempo fora de serviço, mas um esforço da IRCG em 2018 recolou em operação cerca de uma dezena deles.
@FFO