Pilotos da SwAF treinarão na Itália a partir de janeiro de 2024. As Forças Armadas Suecas assinaram na segunda-feira, 11/12, um acordo de 10 anos com a Aeronautica Militare Italiana (AMI) para realizar o treinamento de seus pilotos de caça. Pelo acordo, os pilotos da Sweden Air Force (SwAF) realizarão parte de seu treinamento na Itália a partir de janeiro de 2024.
O documento foi assinado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Sueca, Major General Jonas Wikman, e seu homólogo italiano, General Lucas Goretti. O treinamento acontecerá na 61° Stormo ‘Carlo Negri’ sediado na Base Aérea de Lecce-Galatina (Fases 2 e 3), e na Escola Internacional de Treinamento de Voo ou International Flight Training School — IFTS (Fase 4) na Base Aérea de Decimomannu, na Sardenha.
“Estou feliz que o acordo tenha sido agora assinado e que tenhamos as condições necessárias para iniciar um treinamento de voo qualificado que atenda às exigências do futuro”, disse o Major-General Wikman.
“Este é mais um passo significativo para a segurança dos céus europeus: encontrar acordos e sinergias entre países que partilham espaços e orientações é sempre produtivo. Trabalhar com colegas suecos representará uma oportunidade de crescimento para ambos os países. Este acordo representa também outra peça fundamental para o projeto IFTS, no qual o Sistema País investe com confiança, convicção e, acima de tudo, resultados. Um projeto que nasce graças ao total e convicto apoio do Ministério da Defesa e que também se baseia na rentável e comprovada sinergia com Leonardo”, disse o General Goretti.
O treinamento será realizado pela AMI com o apoio da Leonardo Industries. A SwAF enviará instrutores de voo para ambas as bases aéreas para serem treinados para pilotar a aeronave de treinamento italiana e operar seus sistemas integrados. Posteriormente, os instrutores de voo suecos servirão como instrutores de voo na IFTS. No total, serão treinados mais de cem alunos e 12 instrutores.
A IFTS nasceu da colaboração estratégica entre a AMI e a Leonardo Spa para a criação de um centro de treinamento de voo avançado que cogita constituir uma referência internacional na formação de pilotos militares a partir da Fase 4 (Avançado/Líder). O IFTS utiliza um programa modular e muito versátil, baseado no inovador Sistema de Treinamento Integrado T-346A, particularmente eficaz para treinar pilotos para uma ampla gama de caças de última geração, incluindo o F-35, o Eurofighter e o Gripen.
O projeto permitirá, de fato, duplicar a atual oferta formativa através da criação de um novo centro de formação distribuído entre a base de Galatina e a base de Decimomannu na Sardenha, sede do novo campus do IFTS. Trata-se de uma estrutura complexa capaz de acolher estudantes e técnicos, dotada também de zonas de lazer, cantina, instalações desportivas, infraestruturas logísticas e de manutenção com capacidade para gerir uma frota de 22 aeronaves T-346A. Também há um edifício inteiro é dedicado ao altamente avançado Ground Based Training System (GBTS), um moderno sistema de treinamento baseado em sistemas de simulação de última geração.
Até à data, a Força Aérea Sueca treinou os seus pilotos em casa, pilotando a aeronave SK60 (Saab 105), que tem 60 anos e já não é adequada para fornecer formação adequada a pilotos destinados a aeronaves de combate modernas.
@CAS