F-16 da USAF caiu no mar na Coreia do Sul. A USAF perdeu mais um F-16 em acidente no Mar Amarelo, na costa da Coreia do Sul ontem (11/12). O piloto ejetou em segurança e foi resgatado pelas equipes de busca e salvamento.
De acordo com o Comando da 8ª Ala de Caça (8th FW) “o piloto foi resgatado pelas forças marítimas sul-coreanas e estava acordado e em condições estáveis”. O caça pertencia a um dos dois Esquadrões de Caça (35th ou 80th FS) sediados na Base Aérea de Kunsan (código de cauda “WP”), localizada perto da cidade portuária de Gunsan, no sudoeste do país.
A aeronave havia decolado de Kunsan AFB para um voo de treinamento de rotina quando, por motivos desconhecidos, o piloto teve que ejetar em emergência. Uma investigação foi iniciada para apurar o motivo do acidente.
Este foi o segundo acidente com um F-16 da 8th FW da USAF na Coreia do Sul. Em maio, um piloto também teve que ejetar do seu caça , que caiu em uma área rural próximo da Base Aérea de Osan, região de Pyeongtaek (saiba mais).
A USAF possui uma frota de aproximadamente 800 caças F-16C/D e, em média, ocorrem cerca de três acidentes anuais com o modelo, causando a morte de pelo menos uma pessoa, de acordo com dados do Centro de Segurança da Força Aérea.
@FFO