Primeiro KC-30A da RAAF com sistema de comunicação aprimorado. A Força Aérea Real Australiana (RAAF) recebeu o primeiro avião-tanque Airbus KC-30A MRTT Multi Role Tanker Transport (MRTT) atualizado com o Crypto Remediation Project (CRP). O sistema de comunicação da aeronave recebeu uma proteção aprimorada.
De acordo com o Departamento de Defesa Australiano (DoD), o objetivo do projeto é que toda a frota de sete KC-30A da RAAF tenha as comunicações dos seus rádios HF/VHF e do datalinks táticos aprimorados com dispositivos CRP. O programa foi anunciado em outubro de 2020, quando a Airbus afirmou que o CRP elevaria o padrão da frota MRTT australiana ao nível mais aprimorado.
A RAAF reúne os seus sete KC-30A no Esquadrão 33, subordinado à Ala 86 na Base Aérea de Amberley, em Queensland. Com a atualização CRP, os KC-30A terão suas comunicações aprimoradas com as outras aeronaves RAAF e de nações Aliadas.
“Essas melhorias visam fornecer uma comunicação segura e eficiente, melhorando o sistema de Comando, Controle e a consciência situacional. Além disso, as atualizações aumentaram a taxa de transferência de dados do KC-30A em aproximadamente 300 por cento”, afirmou o DoD em comunicado.
O primeiro KC-30A foi modificado nas instalações da Airbus, na Espanha, e retornou à Austrália em novembro. As próximas aeronaves estão sendo modificadas na Northrop Grumman Austrália em Brisbane. A previsão é que todos estarão atualizados até 2025.
@FFO